Ir para o conteúdo SAI Ir para o menu SAI Ir para a busca no site SAI Ir para o rodapé SAI

Candidaturas doutoramento em Arte Contemporânea e mestrado em Estudos Curatoriais

O Colégio das Artes da Universidade de Coimbra convida os interessados a candidatarem-se ao seu curso de mestrado em Estudos Curatoriais e /ou ao seu doutoramento em Arte Contemporânea, encontra-se informação detalhada sobre os mesmos em www.uc.pt/colegioartes.

Para conhecimento dos requisitos de admissão/ingresso e procedimentos de candidatura online os interessados podem visitar a pág. web www.uc.pt/candidatos e consultar os Avisos de Abertura do curso pretendido.

O curso de mestrado em Estudos Curatoriais, coordenado por Delfim Sardo (Professor e Curador) oferece aos seus participantes uma forte componente prática desenvolvida em contexto do Laboratório de Curadoria, espaço onde são organizadas exposições sob a produção dos alunos. No âmbito das unidades curriculares que constituem o ciclo de estudos, são igualmente convidadas entidades de instituições culturais nacionais de relevo e com grande presença no universo da Curadoria e da Arte. A lista pode ser consultada em www.uc.pt/colegioartes/ensino/mestrado .

É igualmente proporcionado aos participantes a possibilidade de visita a instituições culturais nacionais reforçando assim  o conhecimento e contacto prático com a realidade da atividade curatorial.

No segundo ano do curso, os alunos podem optar  pela realização de um Estágio curricular numa entidade parceira do Colégio das Artes ou numa instituição proposta pelo interessado, ou pela elaboração de uma Dissertação.

Os alunos têm acesso aos serviços e meios disponibilizados pelo Colégio das Artes, nomeadamente à biblioteca, aos espaços expositivos, equipamento informático e multimédia, entre outros.

O curso de doutoramento em Arte Contemporânea, coordenado por António Olaio e Pedro Pousada (Professores e artistas plásticos) privilegia a prática artística oferecendo aos seus participantes a oportunidade de desenvolverem o seu trabalho de investigação  baseado na sua prática artística, a partir de um conhecimento coletivo assente na transversalidade e transdisciplinaridade.

Durante os 3 anos de duração do curso, sendo o primeiro ano curricular, os alunos são chamados a desenvolver e a implementar os seus projetos sob as perspetivas analítica e experimental, não só através da apresentação dos seus projetos de Tese, mas também a partir da sua participação em exposições coletivas organizadas no Colégio das Artes e também a nível de produção editorial. Durante o 1º ano, os alunos têm a oportunidade de assistir a conferências proferidas por entidades de reconhecido mérito no campo das Artes, da Arquitetura e das Humanidades, potenciando um espaço de diálogo e debate sobre teorias e praticas ao redor da Arte Contemporânea.

Os alunos de doutoramento dispõem de espaços privilegiados de ateliers onde podem desenvolver o seu trabalho de investigação e de interação com os seus pares, para além do acesso aos serviços e meios disponibilizados pelo Colégio das Artes, nomeadamente à biblioteca, aos espaços expositivos, equipamento informático e multimédia, entre outros.

O período de candidaturas online à 2ª fase encontra-se a decorrer até ao próximo dia 15 de julho de 2017. A 3ª fase de candidaturas irá decorrer no período de 24 de agosto a 5 de setembro de 2017.

Veja aqui os flyers de divulgação dos mencionados cursos.