Ir para o conteúdo SAI Ir para o menu SAI Ir para a busca no site SAI Ir para o rodapé SAI

Programa EPOS concede bolsas na área de desenvolvimento sustentável

Por meio do Programa EPOS, o DAAD oferece bolsas de estudos para diversos cursos de pós-graduação na Alemanha em áreas relacionadas ao desenvolvimento sustentável. Na atual chamada de inscrições, é possível escolher entre 40 cursos de mestrado ou doutorado. Além de excelente rendimento acadêmico, o pré-requisito básico para uma candidatura ao programa é ter o mínimo de dois anos de experiência profissional na área do curso após a conclusão da graduação.

Os contemplados recebem bolsa mensal, seguro-saúde, ajuda de custo para passagem aérea e curso preparatório de alemão. A lista com os cursos que integram o Programa EPOS e os respectivos prazos de inscrição podem ser consultados nesta tabela. Todas as informações sobre os cursos e pré-requisitos podem ser obtidos neste link, com conteúdo em inglês e alemão.

Aviso importante: cada instituição tem um prazo de inscrição próprio.

Criado em 1987 para estimular a qualificação de profissionais e lideranças de países em desenvolvimento sob uma perspectiva sustentável, o programa já beneficiou mais de 7.000 estudantes. Pesquisas do DAAD mostram que, atualmente, cerca de metade dos bolsistas do EPOS são mulheres. Aproximadamente 90% do total de bolsistas conclui o curso com êxito e cerca de 70% deles retornam aos seus países de origem após o término da pós-graduação.