Ir para o conteúdo SAI Ir para o menu SAI Ir para a busca no site SAI Ir para o rodapé SAI
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Editais oferecem bolsas de doutorado e pós-doutorado na Áustria



A CAPES publicou dois editais com o Instituto Internacional para a Análise de Sistemas Aplicados (IIASA). O Edital nº 4/2020 é referente ao Programa CAPES/IIASA de Pós-Doutorado. Já o Edital nº 5/2020 aborda o Programa CAPES/IIASA de Doutorado-Sanduíche. As oportunidades são voltadas para as áreas prioritárias de ciência e tecnologia, agricultura, meio-ambiente, energia e recursos naturais, e análise de sistemas.

Os programas pretendem formar líderes brasileiros que contribuam com a pesquisa no Brasil e no mundo, além de fortalecer as áreas de conhecimento em consolidação no país e aumentar as publicações internacionais conjuntas. As pesquisas acontecerão na sede do IIASA, na Áustria

Pós-doutorado
Está prevista a concessão de até quatro bolsas na instituição anfitriã, com duração de três a 24 meses. Cada bolsista será apoiado financeiramente com até R$ 285 mil.
É necessário ter obtido o título de doutorado há menos de oito anos e comprovar a proficiência em língua inglesa, de acordo com as normas do edital. Os selecionados receberão a mensalidade de bolsa, auxílio-deslocamento, instalação e seguro-saúde. Não será concedido nenhum auxílio adicional a cônjuge ou dependente.

Doutorado
Para o doutorado-sanduíche poderão ser concedidas até três bolsas com duração de 3 a 12 meses. O apoio financeiro para cada bolsista será de até R$ 102 mil.
As notas de proficiência em língua inglesa, necessárias para a candidatura, devem ser observadas no edital. Os benefícios concedidos pela CAPES para o doutorado-sanduíche são: mensalidade de bolsa, auxílio-deslocamento, instalação e seguro-saúde. Não será concedido nenhum auxílio adicional a cônjuge ou dependente.

Prazos
As inscrições das candidaturas podem ser feitas até as 17h do dia 13 de março de 2020. As candidaturas serão analisadas pela CAPES até 10 de junho deste ano. A divulgação final do resultado será até 03 de junho, e o início das atividades deve ocorrer em setembro deste ano.

Caso a instituição do candidato não conste no Sistema de Inscrições da CAPES, a solicitação de cadastramento deve ser feita até as 17h do dia 03 de março.

Os editais completos estão disponíveis nos links a seguir:
Pós-doutorado – Edital nº 4/2020
Doutorado – Edital nº 5/2020

(Brasília – Redação CCS/CAPES)

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-402-2404

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes