Ir para o conteúdo SAI Ir para o menu SAI Ir para a busca no site SAI Ir para o rodapé SAI

UFSM recebe estudantes do exterior durante a Semana de Acolhimento ao Estudante Internacional

Nesta semana, a UFSM está recebendo diversos alunos do exterior que chegam para estudar e desenvolver trabalhos de pesquisa na instituição. As atividades iniciaram ontem (02 de março) e se estenderão até o final da semana. Nessa edição da Semana de Acolhimento ao Estudante Internacional, serão realizadas diversas atividades para a recepção dos alunos estrangeiros.

Na tarde desta segunda-feira, a equipe da Secretaria de Apoio Internacional (SAI) da UFSM juntamente com o Reitor, professor Paulo Afonso Burmann, deram as boas-vindas aos alunos internacionais que já chegaram na instituição esta semana. Ao todo serão 27 estudantes, sendo 21 de graduação e 6 de pós-graduação, vindos de países cujas universidades são parceiras da UFSM por meio de convênios bilaterais ou por programas multilaterais, tais como Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, Haiti, Paraguai, Rússia e Uruguai.

Nesse primeiro encontro, o Reitor falou sobre a importância da presença dos alunos estrangeiros na UFSM, não só para o desenvolvimento acadêmico e profissional desses jovens, mas também para a instituição, já que a troca de experiências entre eles e os acadêmicos da instituição é fundamental para o processo de internacionalização. Cabe destacar, também, que a presença de alunos de graduação e de pós-graduação de outros países no município de Santa Maria possibilita trocas de vivências, tanto culturais quanto científicas, aspectos cada vez mais importantes e globais para o desenvolvimento moderno.

No primeiro encontro, os alunos receberam informações sobre locais de referência, opções de moradia, opções de esporte e lazer, transporte público, além das orientações para a vivência na instituição: refeições no Restaurante Universitário, uso do sistema de bibliotecas, aulas de português, dentre outras dicas importantes. Além disso, os acadêmicos recém-chegados receberam todas as orientações para as providências no âmbito de sua estadia como estudantes estrangeiros, em Santa Maria e no Brasil.

Na recepção, também estavam presentes coordenadores e secretários de cursos nos quais haverá alunos internacionais estudando neste semestre e nos próximos anos, além de representantes de algumas unidades e cursos envolvidos na Semana de Acolhimento, tais como da Biblioteca Central, do Laturis e do Laboratório Entrelínguas, vinculados ao Curso de Tecnologia em Gestão de Turismo e ao Curso de Letras, respectivamente.

No decorrer desta semana serão oferecidas aos estudantes internacionais aulas de português promovidas pelo Laboratório Entrelínguas da UFSM, com a realização de atividades práticas externas, tais como visitas à Biblioteca Central, ao Jardim Botânico e à Polifeira do Agricultor, além de passeios turísticos pelo Campus da UFSM e por Santa Maria, orientados pelos estudantes do Curso de Tecnologia em Gestão de Turismo da UFSM, ambos em parceria com a SAI.

Mais informações podem ser obtidas na Secretaria de Apoio Internacional da UFSM pelos telefones (55)3220-8934/8774, pelo correio eletrônico sai.acolhimento@ufsm.br, no portal da SAI (www.ufsm.br/sai) e na página do Facebook (https://www.facebook.com/sai.ufsm/).