Ir para o conteúdo SAI Ir para o menu SAI Ir para a busca no site SAI Ir para o rodapé SAI

Programa de Mobilidade Internacional ANDIFES – Destino: Brasil

Edital oferece oportunidade para servidores da UFSM atuarem como ministrantes de cursos

A Secretaria de Apoio Internacional está com inscrições abertas para participação no edital do Programa de Mobilidade Virtual ANDIFES – Destino: Brasil. Trata-se de iniciativa do CGRIFES – Conselho de Gestores de Relações Internacionais das Instituições Federais de Ensino Superior – órgão componente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (ANDIFES), que objetiva oferecer cursos em ambientes virtuais para estudantes internacionais de instituições parceiras de todas as universidades filiadas à ANDIFES.

As inscrições estão abertas para servidores docentes e técnicos-administrativos em educação da UFSM. O Edital completo está disponível em https://www.andifes.org.br/wp-content/uploads/2021/04/Acesse-o-edital-na-integra.-2.pdf

Listamos abaixo algumas características do Programa:

– Os cursos devem, obrigatoriamente, ser ofertados em língua estrangeira, preferencialmente em inglês, francês ou espanhol.
– Serão aceitos cursos em língua portuguesa, desde que sejam cursos de PLE/PLA (Português como língua estrangeira/adicional), voltado para público estrangeiro, em geral, ou para áreas específicas (Português para medicina, Português para sobrevivência, etc).

– Os cursos deverão acontecer nos meses de julho e agosto de 2021, contabilizando um total de seis semanas consecutivas, em datas a serem definidas pelos(as) respectivos(as) ministrantes(as).

– A carga horária de cada curso será definida pelos(as) ministrantes.
– Os cursos poderão ser ofertados em todas as áreas do conhecimento, desde que o conteúdo esteja relacionado com a temática “Brasil”, considerando um ou mais dos seguintes elementos, porém não se restringindo a eles: língua, cultura, economia, política, geografia, arte, música, culinária, arquitetura, história, materiais e insumos, fauna e flora, população, ciência, e/ou questões sociais brasileiras. Ficará a critério do(a) ministrante definir a carga horária do curso, a plataforma específica a ser utilizada e os canais de interatividade do curso (ambientes de compartilhamento entre docentes/estudantes e estudantes/estudantes).
– Os cursos virtuais poderão ser desenvolvidos de forma síncrona, assíncrona ou híbrida.
– O(A) ministrante decidirá o número de vagas ofertadas (deve ser entre 20 e 50).
– Os cursos serão confirmados se tiverem, pelo menos, 10 participantes inscritos. Cursos com menos de 10 participantes inscritos só serão confirmados mediante consulta prévia e aprovação do(a) ministrante.
– É permitida a oferta de cursos em parceria interinstitucional, seja através de parcerias nacionais ou internacionais, desde que oferecidos em língua estrangeira e que a temática dos cursos (item 5.4 do Edital da ANDIFES) seja respeitada.
– Serão reservadas 70% (setenta por cento) das vagas disponíveis para estudantes internacionais. Estudantes brasileiros(as) poderão ocupar 30% (trinta por cento) das vagas ou mais, se houver vagas disponíveis após a inscrição dos(as) estudantes internacionais.
– A certificação tanto do(a) ministrante quanto dos(as) participantes será expedida pela UFSM em conjunto com a ANDIFES.
– O(A) ministrante deverá ofertar o curso através do formulário disponível em https://forms.gle/dipoXSaNULvtpYzq5 até o dia 10 de maio de 2021, às 16h. O(A) ministrante receberá da ANDIFES a lista de estudantes inscritos.
– A UFSM poderá indicar até 4 (quatro) cursos para participação no Programa.

Se houver mais de 4 (quatro) submissões para este primeiro edital do Programa, a Secretaria de Assuntos Internacionais (SAI) definirá quais os cursos serão indicados, levando em consideração os seguintes critérios:
– aderência ao Edital da ANDIFES;
– o maior número de vagas ofertadas;
– a diversidade de línguas estrangeiras ofertadas;
– a diversidade de áreas do conhecimento ofertadas;
– a titulação do(a) ministrante (doutorado, mestrado, especialização);
– a data de submissão do curso registrada no formulário Google de inscrição.

Dúvidas sobre a participação no edital podem ser enviadas para sai.programas@ufsm.br.