Ir para o conteúdo SAI Ir para o menu SAI Ir para a busca no site SAI Ir para o rodapé SAI

UFSM recebe diploma de destaque à inovação entre universidades da América do Sul

A Universidade Federal de Santa Maria recebe nesta quarta-feira, dia 16 de junho, às 16h00, mais um reconhecimento internacional: a Associação de Universidades Grupo Montevidéu (AUGM) e a Rede Mercocidades entregarão à UFSM, uma das quatro universidades brasileiras agraciadas e uma das duas da região sul, o diploma de destaque à inovação e ao trabalho colaborativo entre universidades públicas e governos locais. Além da UFSM, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS),  a Universidade Federal Paulista (UNESP) e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) também receberão tal distinção.

Será realizado um ato  em comemoração aos 10 anos do Observatório de Cooperação Cidade-Universidade, onde serão destacadas diversas iniciativas de intercâmbio de toda a região e o “Ciclo da Universidade – Diálogos da Cidade ”.

Durante a conferência, que será presidida pelo reitor da Universidad Nacional del Litoral em representação da AUGM, Enrique Mammarella, e pela secretária executiva da Mercociudades, Marcela Petrantonio, secretária de Desenvolvimento Produtivo e Relações Internacionais de Tandil (Argentina), ocorrerá a entrega de diplomas de distinção à inovação para boas práticas de trabalho colaborativo entre autarquias e universidades públicas, e será apresentado o “Ciclo de Diálogo Universidade – Cidade”, um espaço no qual os protagonistas destas boas práticas irão apresentar sobre os seus alcances e desafios.

O Observatório de Cooperação Cidade-Universidade (OCCU) é uma iniciativa conjunta da Mercociudades e da Associação de Universidades Grupo Montevidéu, com o objetivo de fortalecer os mecanismos de cooperação, interação e articulação tecnológica entre universidades públicas e cidades da América Latina. A OCCU tem em seu acervo um banco de boas práticas com mais de uma centena de experiências bem-sucedidas de intercâmbio entre governos locais e universidades da região. Por meio dessa iniciativa, é facilitada a comunicação direta entre equipes de pesquisa, profissionais e técnicos, responsáveis ​​por essas experiências.

A solenidade será transmitida através do canal AUGM Oficial, no youtube, através do seguinte link https://www.youtube.com/watch?v=yZJZXqseG7Q