Ir para o conteúdo SAI Ir para o menu SAI Ir para a busca no site SAI Ir para o rodapé SAI
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

UFSM sediou o LXXIX Conselho de Reitores da AUGM

Evento homenageou a universidade pelos seus 60 anos e comemorou os 30 anos da AUGM



A Universidade Federal de Santa Maria sediou o LXXIX Conselho de Reitores da Associação de Universidades Grupo Montevidéu (AUGM), realizado nesta terça-feira (29) de maneira virtual. Durante o evento, a UFSM foi homenageada pelos seus 60 anos, comemorados em dezembro de 2020. O evento ainda marcou a comemoração dos 30 anos da AUGM, fundada em 1991 com a participação da UFSM, que na ocasião “integrou universidades públicas e estatais altamente comprometidas com a qualidade do ensino superior e com valores de solidariedade, apoio e integração regional e internacional”, conforme destacado pelo reitor da UFSM, Paulo Afonso Burmann. 

A abertura do evento foi realizada pelo Presidente da AUGM, Reitor Henrique J. Mammarella, que após a sua fala inicial desejou as boas-vindas aos diversos reitores das universidades membros da AUGM, que assumiram suas gestões a partir de novembro de 2020 e que agora também integram o Conselho de Reitores. Ao todo estavam presentes o(a)s reitore(a)s das 40 universidades que integram a associação. 

Paulo Afonso Burmann discursando como reitor anfitrião no Conselho de Reitores da AUGM

Durante a sua fala, como reitor anfitrião do evento e representante da UFSM, Paulo Afonso Burmann destacou que “a UFSM tem trabalhado de modo a agregar pesquisadores e estudantes de diversos países, especialmente de instituições parceiras da AUGM. Assim, os vínculos da AUGM, enquanto uma rede regional transnacional, foram muito importantes para que a UFSM pudesse se integrar com mais efetividade no cenário internacional”. O reitor também comentou sobre os números da UFSM, os diversos destaques em rankings internacionais, a participação da universidade no enfrentamento da pandemia e os diversos desafios enfrentados desde março de 2020. Por fim, destacou que “a UFSM tem primado por acreditar num futuro melhor, com responsabilidade de gestão pública, inovadora, de diálogo, democrática e planejada para melhor investir os recursos públicos em nome da coletividade”.

Além das diversas pautas tratadas e encaminhamentos feitos durante a reunião, cabe destacar a realização das eleições para presidência e vice-presidência da AUGM, para o período de 01 de julho de 2021 a 30 de junho de 2022. Foram eleitos a reitora da Universidade Federal de Minas Gerais, Sandra Regina Goulart Almeida, e o reitor da Universidade de Playa Ancha, Patricio Sanhueza Vivanco, como presidente e vice-presidente, respectivamente. 

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes