Ir para o conteúdo SAI Ir para o menu SAI Ir para a busca no site SAI Ir para o rodapé SAI

UFSM oferece cursos no Programa Destino: Brasil, da ANDIFES

Em maio passado a UFSM teve aprovados 4 cursos no Edital do Programa de Mobilidade Internacional Virtual ANDIFES – Destino: Brasil, cujo objetivo é divulgar o Brasil e sua cultura para instituições estrangeiras parceiras das IES associadas à ANDIFES. Dentre as 40 instituições públicas e privadas que tiveram cursos aprovados , apenas 9 instituições no país todo tiveram os 4 cursos propostos aprovados e a UFSM está entre elas.

Neste edital, cada instituição podia ofertar 4 cursos ministrados em língua estrangeira (cursos em português seriam permitidos apenas para a área de Português como Língua Estrangeira). A UFSM teve dois cursos aprovados na área de Educação, um na área de Comunicação Social e um na área de Artes.

As aulas destes cursos começaram em julho, com um total de 93 inscrições recebidas, sendo a grande maioria vindas dos países da América Latina e Europa.

“Arte femenino brasileño” é o curso ofertado pela Profa. Dra. Rosa Maria Blanca Cedillo (Departamento de Artes Visuais/CAL), com área de interesse integrada entre Artes, História, Sociologia e Antropologia.

“Cultura, tradiciones y costumbres de Brasil” é ministrado pelo Prof. Dr. Mario Vásquez Astudillo (Programa de Pós-Graduação em Educação/CE) e abrange todas as áreas do conhecimento. Teve inscrições esgotadas antes do final do prazo de matrículas.

“Brazilian Digital Cultures: understanding diversity, internet and society in Brazil” é ministrado pela Prof. Dra Sandra Rubia da Silva (Departamento de Ciências da Comunicação/CCSH) e abrange Comunicação, Sociologia, Antropologia e Estudos da Internet.

O quarto curso é o “Intersections between performance and dance-theatre: linking Brazil and Europe”, porém precisou ser cancelado por motivos de saúde do professor responsável.

Para atender a estes cursos, a SAI coordenou uma ação coletiva e integrada entre a ANDIFES, os(as) docentes, a PROGRAD e o CPD, para que fossem efetuadas todas as matrículas e os acessos dos(as) estudantes às plataformas digitais da UFSM. Também pela primeira vez a SAI enviou informações trilíngues aos(às) estudantes matriculados nestes cursos em português, inglês e espanhol, com o apoio do Núcleo de Traduções e Idiomas da secretaria.

A participação da UFSM neste programa gerou uma grande oportunidade de internacionalização, com a entrada de muitos estudantes internacionais e gerando uma nova demanda de organização e de alinhamento de trabalho entre diversos setores da nossa instituição. Foi um momento de trabalho integrado e que gerou novos processos em diversos setores.