Ir para o conteúdo SAI Ir para o menu SAI Ir para a busca no site SAI Ir para o rodapé SAI

UFSM terá nova rodada de cursos gratuitos oferecidos pela Universidade Normal de Hebei, da China

Serão oferecidas novas turmas de chinês para servidores e estudantes da Universidade.

A Secretaria de Apoio Internacional (SAI) da UFSM recebeu na última sexta-feira (28) a confirmação da terceira rodada de cursos gratuitos ministrados por professores chineses em parceria com a Hebei Normal University (HNU), da China, que serão oferecidos virtualmente para servidores e estudantes da UFSM no primeiro semestre, com início previsto para a última semana de março deste ano.

Nesta nova edição, serão oferecidas cinco turmas de cursos de chinês 1 (duas turmas), 2 (duas turmas) e 3 (uma turma), desde o nível básico até níveis mais elevados, perfazendo mais de 120 vagas totalmente gratuitas.

Essa iniciativa faz parte das ações da SAI, que, desde 2018, tem conseguido abrir novos contatos na Ásia, onde países como China e Índia possuem um crescimento acadêmico, econômico e científico com grande destaque internacional. O professor Érico Flores, atual coordenador da SAI, tem destacado a importância de tais ações para a UFSM. “É uma oportunidade ímpar para nossa comunidade poder ter mais opções de intercâmbio e de cooperação técnico-científica com países que estão no grupo dos que mais crescem economicamente no mundo. Foi um trabalho paciente e responsável e que permitiu mostrar que a UFSM atingiu um grau de visibilidade e respeitabilidade que facilitarão as ações futuras com esses países, além daqueles que já possuem acordos formais com a UFSM”, afirma.

Essa é a terceira vez consecutiva que a UFSM consegue o apoio da Hebei Normal University para oferecer os cursos de chinês, além dos cursos de cultura chinesa e de medicina tradicional chinesa oferecidos em 2021. Ao todo, serão mais de 500 vagas oferecidas pela HNU para a comunidade da UFSM em pouco mais de um ano.

Érico destaca o apoio da professora Jianzhen (Ana) Qiao, diretora chinesa do Departamento de Língua Portuguesa da HNU e da Frente Parlamentar Brasil – China no RS da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, que sempre apoiou as ações da UFSM junto à China.

Assim como aconteceu na primeira edição dos cursos oferecidos pela HNU para a UFSM, parte das vagas de todas as turmas serão compartilhadas com instituições de ensino parceiras no Rio Grande do Sul. As vagas destinadas às outras instituições terão critérios de seleção próprios.

Informações específicas sobre o cronograma, a distribuição de vagas, duração dos cursos, requisitos para candidatura, documentos necessários para inscrição e demais disposições serão disponibilizadas por meio de editais da SAI, a serem lançados nas próximas semanas.

Texto: Secretaria de Apoio Internacional