Ir para o conteúdo SAI Ir para o menu SAI Ir para a busca no site SAI Ir para o rodapé SAI

SAI participa de abertura do ano novo chinês em parceria com Instituto Confúcio da UFRGS

Evento online reuniu diversas instituições que celebraram a chegada do ano do Tigre de Água

Acima, o professor Dr. Júlio César Cossio Rodriguez e abaixo, o professor Dr. Érico Marlon de Moraes Flores.

Na última sexta-feira (04), a Secretaria de Apoio Internacional, atendendo ao convite do Instituto Confúcio na UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), participou da cerimônia online de abertura do Ano Novo Chinês de 2022 e da chegada do Ano do Tigre de Água. As comemorações se estenderam até o domingo (06), incluindo palestras, oficinas, painéis virtuais e outras atividades que visaram expandir a cultura chinesa. Representando a UFSM, estavam o professor Dr. Júlio César Cossio Rodriguez, Assessor Adjunto do Reitor para Assuntos Internacionais, e o professor Dr. Érico Marlon de Moraes Flores, que durante a última gestão ocupou o cargo de Assessor do Reitor para Assuntos Internacionais, e que foi uma figura fundamental para o estreitamento de laços entre a China e a UFSM.

Em sua fala, o professor Érico celebrou a parceria pioneira da UFSM com o Instituto Confúcio na UFRGS, que já se estende por dois anos e que já possibilitou diversas vantagens, entre elas o compartilhamento de vagas em cursos da Universidade Normal de Hebei (HNU). Inclusive, o professor aproveitou para citar a nova edição da parceria, com cinco cursos e 120 vagas gratuitas, que novamente terá vagas oferecidas para outras instituições do Rio Grande do Sul. Por fim, o ex-assessor comentou: “torço para que as relações entre a UFSM e a China continuem crescendo com a nova gestão, pois acredito que o Brasil tem potencial para ter um futuro de cooperação e sucesso mútuo com a China”.

Já o professor Júlio destacou em sua fala a honra para a UFSM em participar com o Instituto Confúcio, garantindo que sob a nova gestão, comandada pelo professor Dr. Paulo Bayard Dias Gonçalves, a universidade dará prioridade para o desenvolvimento de inovação e tecnologia. O assessor adjunto reitera que as parcerias já existem e que agora cabe a SAI aprofundá-las cada vez mais.

A cerimônia completa pode ser conferida no canal do Youtube do Instituto Confúcio na UFRGS, que está incorporada a seguir:

Texto: Pedro Souza, acadêmico de Jornalismo, bolsista na SAI

Revisão: Núcleo de Comunicação da SAI