Ir para o conteúdo SAI Ir para o menu SAI Ir para a busca no site SAI Ir para o rodapé SAI

Seleção de candidaturas para pós-doutorado na Universidade de Illinois

Oportunidade foi desenvolvida em homenagem a Werner Baer, ​​renomado economista do desenvolvimento brasileiro que lecionou na instituição.

A Universidade de Illinois, com sede nas cidades gêmeas Urbana e Champaign (EUA), anunciou a abertura de seleção para candidaturas ao pós-doutorado destinado a pesquisadores brasileiros. A oportunidade tem duração de um ano, com início em 15 de agosto, e o público-alvo são pesquisadores que tenham concluído o doutorado há menos de cinco anos em relação ao início do curso de pós-doutorado em questão. A submissão da candidatura deve ser feita até o dia 15 de abril, através deste link.

Para participar, o candidato deve atender a alguns critérios específicos: a) ter cidadania brasileira; b) realizar estudos relacionados ao Brasil em qualquer área do conhecimento; c) possuir grau de doutor há menos de cinco anos; d) ter Curriculum Vitae atualizado na Plataforma Lattes do CNPq; e) não assumir outras atribuições durante o período de curso; e) ter conhecimento suficiente de inglês para realizar atividades de pesquisa e f) se responsabilizar financeiramente por qualquer membro da família acompanhante. Por sua vez, a Universidade de Illinois oferecerá ao candidato uma bolsa anual no valor de U$ 50.000 (não renovável) e a cobertura de algumas taxas universitárias, como a AFMA, voltada para manutenção do campus.

A submissão da candidatura deve ser feita com o envio dos seguintes documentos: 1) Carta de apresentação, explicando porquê o candidato merece uma posição de pós-doutorado Werner Baer; 2) Curriculum Vitae abreviado ou currículo, com link para o Curriculum Vitae completo na Plataforma Lattes do CNPq; 3) Proposta de pesquisa completa com pergunta de pesquisa, hipótese (se aplicável), revisão/significado da literatura, pesquisa preliminar, metodologia e cronograma; 4) Referências citadas, se aplicável e 5) Duas cartas de recomendação, uma das quais deve ser emitida pelo orientador de doutorado do candidato. Para mais detalhes, acesse a página oficial da universidade, neste link.

Texto: Pedro Souza, acadêmico de Jornalismo, bolsista na SAI

Revisão: Núcleo de Comunicação da SAI