Ir para o conteúdo SAI Ir para o menu SAI Ir para a busca no site SAI Ir para o rodapé SAI
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

SAI realiza abertura de cursos em parceria com universidade chinesa

Cerimônia ocorreu de forma online, através da plataforma Voov Meeting e reuniu representantes de instituições brasileiras e chinesas



A SAI realizou no dia 21/03, a Cerimônia de Abertura dos cursos de chinês oferecidos pela Universidade Normal de Hebei (HNU/China) para a UFSM e instituições parceiras no Rio Grande do Sul. O evento contou com a participação de diversos reitores e diretores de relações internacionais das universidades brasileiras e chinesas envolvidas, que celebraram a oferta dos cursos e deram boas-vindas aos novos alunos. A cerimônia foi conduzida pela tradutora da SAI, Dra. Daniela do Canto, que trouxe um breve resumo sobre as ações que possibilitaram a oportunidade e, em seguida, apresentou os números das turmas ofertadas no ano de 2021. Foram 375 alunos ao longo dos dois semestres, distribuídos entre nove turmas para os cursos de “Chinês 1”, “Chinês 2”, “Introdução à Cultura Chinesa” e “Medicina Tradicional Chinesa”.

À esquerda, Dra. Daniela do Canto, tradutora na SAI. À direita, o Prof. Paulo Bayard, Secretário na Secretaria de Apoio Internacional da UFSM.

O Prof. Paulo Bayard, responsável pela Secretaria de Apoio Internacional, foi o primeiro dos convidados a falar, agradecendo a participação de todos os envolvidos, com destaque especial à Profa. Ana Qiao, Diretora Chinesa do Confucius Classroom da Universidade Federal Fluminense/Universidade Normal de Hebei. Bayard destacou três aspectos importantes sobre a realização dos cursos de chinês: o primeiro deles foi sobre a importância cultural da China, como um país milenar. O segundo foi sobre a possibilidade de realização do curso com professores nativos, além de possíveis intercâmbios e produção de conhecimento científico e tecnológico entre as instituições. Bayard destacou que “entre 2016 e 2022, os professores da UFSM colaboraram com 58 instituições chinesas, envolvendo mais de 220 pesquisadores nas mais diversas áreas de conhecimento e essas interações proporcionaram um salto no impacto dos nossos trabalhos e na geração de conhecimento”. O terceiro aspecto mencionado foi a respeito das novas ações que estão sendo planejadas entre as instituições, tais como a realização de cursos e disciplinas regulares de graduação e de pós-graduação, eventos com a participação de pesquisadores chineses, busca por novas parcerias e, por fim, a possibilidade de dupla diplomação ou cotutela entre a UFSM e as instituições chinesas.

Da esquerda para direita: Profa. Carla Delatorre, a Profa. Renata Bielemann, o Prof. Milton Asmus, o Prof. Jeferson Francisco Selbach, o Prof. Roberlaine Ribeiro Jorge e o Prof. Antônio Padula.

Na sequência falaram a Profa. Carla Delatorre, Secretária de Relações Internacionais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), a Profa. Renata Bielemann, Secretária de Relações Internacionais da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), o Prof. Milton Asmus, Secretário de Relações Internacionais da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), o Prof. Jeferson Francisco Selbach, Secretário de Relações Internacionais da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), o Prof. Roberlaine Ribeiro Jorge, Reitor da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) e o Prof. Antônio Padula, Diretor Brasileiro do Instituto Confúcio da UFRGS. Dentre os pontos citados, destacam-se o interesse de aprendizagem de um novo idioma, o grande número de inscritos e a procura pelas vagas, a importância da iniciativa para a internacionalização e para as redes de cooperação entre universidades, além do agradecimento à Universidade Normal de Hebei e à UFSM pela iniciativa e disponibilidade de vagas.

À esquerda, a Profa. Ana Qiao Jianzhen e à direita, o Prof. Liu Jingze e a Sra. Ren Yuhong.

Em seguida, a Profa. Ana Qiao Jianzhen comentou sobre o seu histórico de 10 anos de trabalho no Brasil e seu primeiro contato com a UFSM, em 2013. De acordo com ela, os cursos têm contribuído para o crescimento mútuo e o melhor entendimento entre os dois povos. A professora ainda comentou sobre a comemoração dos 200 anos de independência do Brasil e a série de atividades que estão programadas nas universidades chinesas para celebrar a data e finalizou parabenizando a equipe da SAI pelo trabalho realizado na organização das turmas. Após, foi a vez do Reitor da Universidade Normal de Hebei, Prof. Liu Jingze, fazer uma saudação ao Reitor da UFSM, Prof. Luciano Schuch, pelo seu mandato recém-iniciado. O reitor chinês comentou sobre a intenção de ampliar a cooperação com a UFSM e demais universidades parceiras, além disso, também citou o Concurso Internacional de Inovação e Empreendedorismo, Internet+, promovido pelo Ministério da Educação da China. O concurso é o maior do gênero para estudantes universitários no mundo, assim, Jingze convidou os estudantes brasileiros a montarem suas equipes e participarem. Por fim, destacou a comemoração de 120 anos da Universidade Normal de Hebei em 2022 e as diversas atividades acadêmicas programadas para celebrar essa data.

O Prof. Luciano Schuch, reitor da UFSM, em sua fala de encerramento da sessão de abertura.

Para encerrar a cerimônia, o Reitor da UFSM, Prof. Luciano Schuch saudou a todos os presentes e fez um convite ao Reitor Prof. Liu Jingze para conhecer a UFSM e a cultura do estado do Rio Grande do Sul. Schuch destacou a internacionalização como desafio número um do Plano de Desenvolvimento Institucional da UFSM e que o alcance desse objetivo passa pela cooperação em rede entre as universidades. Além disso, reforçou que o empreendedorismo e a inovação fazem parte do escopo de atuação da nova gestão e que o alcance desses objetivos só é possível com o desenvolvimento de pesquisa, tecnologia e geração de conhecimento.

As aulas de chinês terão início nesta semana, ocorrendo nos períodos da manhã e da noite. Os cursos têm duração prevista de 45h, com duas aulas semanais de 2h cada, encerrando-se no mês de junho. Todos os encontros serão remotos, ministrados em língua portuguesa por professores chineses. No total serão cinco turmas (Chinês 1A, 1B, 2A, 2B e 3), reunindo 135 alunos que buscam iniciar ou aprofundar conhecimentos sobre a língua e a cultura chinesa. Diferente das turmas anteriores, essa nova leva de estudantes precisará realizar ao final do curso o Exame de Proficiência em Chinês HSK/HSKK, exame oficial da língua chinesa em todo o mundo. Os custos para sua realização são responsabilidade de cada aluno, exceto os que são contemplados pelo Benefício Socioeconômico (BSE/PRAE), que recebem isenção.

 

Texto: Pedro Souza, acadêmico de Jornalismo, bolsista na SAI

Revisão: Núcleo de Comunicação da SAI

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-402-3023

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes