Ir para o conteúdo SAI Ir para o menu SAI Ir para a busca no site SAI Ir para o rodapé SAI

SAI participa de reunião de Delegados Assessores da AUGM

O evento reuniu representantes de vários países e discutiu as atividades da AUGM em 2022.

Evento reuniu mais de trinta representantes de instituições de ensino da América Latina.

Na última semana, nos dias 14 e 15 de junho, os professores Paulo Bayard Dias Gonçalves (Secretário de Relações Internacionais da UFSM) e Júlio César Cossio Rodriguez (Assessor do Gabinete do Reitor na SAI) participaram da segunda reunião anual de Delegados Assessores da AUGM (Associação de Universidades Grupo Montevidéu). A reunião aconteceu no campus da Universidade Nacional do Leste (Universidad Nacional del Este – UNE), localizado em Ciudad del Este, no Paraguai.

A reunião reuniu trinta representantes de universidades membros da associação, que correspondem à Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai. O primeiro tema discutido foi o relatório sobre a “III Conferência Mundial de Educação Superior da Organização das Nações Unidas para a Cultura, a Ciência e a Educação – UNESCO”, que ocorreu em maio, em Barcelona, na Espanha. Esse evento, que acontece a cada dez anos, define os rumos da Educação Superior dos países membros da UNESCO para a próxima década.

Delegados discutiram diversos temas, sendo um deles as mobilidades promovidas em 2022.

Neste evento, a equipe da UFSM propôs ao grupo um novo programa de mobilidade, até então inédito, que permite dupla diplomação e cotutela. A proposta foi aceita pelo grupo, e a UFSM foi escolhida para liderar o grupo de trabalho junto de todas as universidades integrantes da AUGM. O programa piloto tem previsão para ser executado pela primeira vez em 2023 e promete vagas extras para alunos de graduação e pós-graduação.

Outro tema discutido foi o monitoramento do programa de mobilidade atualmente em organização, que engloba estudantes de graduação e de pós-graduação, gestores e administradores. Além disso, foram iniciadas as discussões para o programa de mobilidade para 2023. Neste ano, a AUGM inaugurou intercâmbios nas modalidades presencial e virtual, com destino às mais de quarenta instituições participantes da Associação, iniciativa que deve ser continuada daqui para frente.

Para finalizar, foram abordadas os temas que serão desenvolvidos durante a Conferência de Jovens Pesquisadores, que ocorrerá entre os dias 7 e 9 de setembro na Universidade São Francisco Xavier (Universidad Mayor, Real e Pontificia de San Francisco Xavier de Chuquisaca), localizada em Sucre, na Bolívia. Em 2022, o evento acontecerá sob o título “G‎‎eração do conhecimento como integração científica, acadêmica, tecnológica e cultural para a justiça, a liberdade e o bem-estar de nossos povos”.

Este é o segundo evento presencial promovido pela AUGM em 2022 que conta com a participação de representantes da UFSM. O primeiro ocorreu em março, durante a comemoração dos trinta anos de fundação da Associação, que contou com a presença do Prof. Luciano Schuch, atual reitor da UFSM, além do prof. Júlio Rodriguez. Na ocasião, a universidade foi agraciada com uma medalha de reconhecimento por ter sido uma das oito universidades fundadoras da AUGM.

Texto: Pedro Souza, acadêmico de Jornalismo, bolsista na SAI

Revisão: Núcleo de Comunicação da SAI