Ir para o conteúdo SAI Ir para o menu SAI Ir para a busca no site SAI Ir para o rodapé SAI

Inscrições abertas para novas turma de cursos de Chinês em parceria com a Universidade Normal de Hebei

Oportunidades serão ministradas de forma remota entre setembro e dezembro, com aplicação de exame de proficiência no final do curso. As inscrições seguem abertas até o dia 06/09.

Estão abertas as inscrições para novas turmas dos cursos de Chinês, disponibilizados em parceria com a Universidade Normal de Hebei (HNU). Esta é a quarta vez desde 2021 que a oportunidade é disponibilizada, mostrando o sucesso da cooperação entre a UFSM e a HNU. Os cursos têm carga horária total de 30h ou 45h e são voltados para servidores e estudantes vinculados à UFSM e instituições parceiras interessados em conhecer ou aprofundar conhecimentos na cultura e língua chinesa. Neste semestre, serão oferecidas duas modalidades: curso de introdução à cultura chinesa e cursos de língua chinesa nos níveis 1, 2 e 3.

As aulas serão ministradas em língua portuguesa e inglesa, de forma remota, entre setembro e dezembro de 2022. O período de inscrições se iniciou no dia 30/08 e se encerra no dia 06/09, com divulgação do resultado parcial até o dia 07/09 e do final até o dia seguinte. Os interessados podem se inscrever através do formulário eletrônico disponível nos editais, sendo permitida somente uma inscrição por candidato. Os editais completos, com informações detalhadas e importantes sobre os processos seletivos, podem ser acessados na página da SAI: edital para o curso de introdução à cultura chinesa e edital para os cursos de língua chinesa.

Antes de encerrar o curso, os alunos de todos os níveis se comprometem a realizar o Exame de Proficiência em Chinês HSK/HSKK, o exame oficial da língua chinesa em todo o mundo, que será aplicado de forma remota no dia 10 de dezembro de 2022. Os custos do exame estão descritos nos editais de seleção e deverão ser financiados pelo próprio estudante, exceto aqueles com Benefício Socioeconômico (BSE/PRAE) ativo em 2022, que podem solicitar isenção.

A oportunidade selecionará 110 candidatos ligados à UFSM, que serão distribuídos nas oito turmas, sendo: 30 vagas para o curso de Chinês 1, 30 vagas para o curso de Chinês 2, 20 vagas para o curso de Chinês 3 e 30 vagas para o curso de Introdução à Cultura Chinesa. O curso de Chinês 1, que será lecionado em língua portuguesa, é capacitar o estudante a se comunicar em chinês em nível iniciante. Já o curso de Chinês 2, que também será lecionado em português, é aprofundar os conhecimentos sobre a cultura e a língua chinesa, sendo necessário o candidato comprovar certificação no curso de Chinês 1. O curso de Chinês 3 será lecionado em língua inglesa, tendo focos diferentes nas duas turmas. A turma Chinês 3A iniciará os estudos do livro HSK3 enquanto a turma de Chinês 3B revisará o conteúdo já estudado e preparará os estudantes que já tenham concluído o livro HSK 3 para a realização do teste HSK 3 e HSKK Básico. Por fim, o curso de Introdução à Cultura Chinesa visa capacitar o aluno a conhecer os elementos básicos da cultura chinesa, como história, religiões, pintura e caligrafia, Cerimônia do Chá, história dos caracteres chineses, Taiji e Kung Fu, comida chinesa, roupas, filmes, literatura, etiqueta social, relações sino-brasil, melhorando a familiarização com a cultura chinesa nas relações sociais do dia a dia.

Texto: Pedro Souza, acadêmico de Jornalismo, bolsista na SAI

Revisão: Núcleo de Comunicação da SAI