Ir para o conteúdo SAI Ir para o menu SAI Ir para a busca no site SAI Ir para o rodapé SAI
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

SAI realiza Semana do Acolhimento presencial para estudantes internacionais

Cerca de 10 estudantes participaram do evento, que incluiu tours, aulas de português e assistência na resolução de burocracias.



Entre os dias 05 e 09 de setembro, a SAI promove a Semana do Acolhimento aos estudantes internacionais presencialmente pela primeira vez desde o primeiro semestre de 2020. A ação é uma parceria com o curso de Turismo, com o Laboratório Entrelínguas e o Idiomas sem Fronteiras – Português como Língua Adicional, todos da UFSM, e visa apoiar a chegada dos intercambistas à instituição e ao país, tornando mais confortável a sua adaptação e estadia.

Professor Paulo Bayard Dias Gonçalves (Secretário de Relações Internacionais da UFSM) conversa com estudantes internacionais.

Neste semestre, oito discentes participaram da Semana, que incluiu tour guiada pelo campus e pela cidade de Santa Maria, aulas intensivas de língua portuguesa para estrangeiros, espaços de interação entre os próprios intercambistas e acompanhamento nos processos burocráticos de emissão de documentos necessários para a estadia plena no Brasil. Nesta edição, participarão estudantes que ingressarão no segundo semestre de 2022 (a começar no próximo dia 12 de setembro) e também outros estudantes que ingressaram há mais tempo, mas que não tiveram a oportunidade de vivenciar estas atividades de acolhimento presencialmente. Unindo este dois grupos com experiências e trajetórias diversas, a SAI espera criar “um ambiente interativo entre os próprios intercambistas, que podem auxiliar-se entre si no percurso de adaptação à cultura brasileira e gaúcha”, como destaca Ariane Rossi, responsável pelo Núcleo de Acolhimento.

Com esta semana de atividades, a SAI também espera tornar a recepção e estadia dos intercambistas mais tranquila, mostrando uma preocupação institucional com o bem-estar de todos os estudantes que enxergam na UFSM um espaço inspirador de estudos, independente de sua origem. Para Gracielli Mainardi, também responsável pelo Núcleo de Acolhimento, a ação é “uma forma de expor a UFSM como uma instituição preocupada com a internacionalização em todas as suas instâncias, buscando suprir necessidades específicas, como estas de chegada e acolhimento”.

Texto: Pedro Souza, acadêmico de Jornalismo, bolsista na SAI

Imagem: Isadora Barduil.

Revisão: Núcleo de Comunicação da SAI

 

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-402-3475

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes