Ir para o conteúdo SAI Ir para o menu SAI Ir para a busca no site SAI Ir para o rodapé SAI

SAI realiza Encontro Intercultural de Primavera para estudantes internacionais

A ação busca manter estudantes acolhidos e integrados, além de promover a prática da língua portuguesa.

Com o objetivo de integrar os intercambistas e proporcionar trocas culturais e linguísticas, a SAI promoveu na tarde de ontem (26) o Encontro Intercultural de Primavera. Realizado no Espaço Multiuso, o evento reuniu estudantes de diversas áreas de ensino e nacionalidades, que vieram à UFSM para um período de estudos. Durante o Encontro, foram executadas atividades lúdicas e conversas descontraídas, que visaram a prática da língua portuguesa. A ação é resultado do processo de Acolhimento contínuo que a SAI promove, garantindo integração e bem-estar dos estudantes que escolheram a UFSM como destino para intercâmbio. Dessa forma, além de um impacto positivo pessoal entre os alunos, também se aumenta a excelência da instituição como órgão internacionalizado.

Segundo Ariane Rossi, uma das organizadoras do Encontro e uma das responsáveis pelo Núcleo de Acolhimento da SAI, o Encontro alcançou seu objetivo de integrar os estudantes, deixando-os bem à vontade em um ambiente descontraído. Ela destaca que eles tiveram a oportunidade de se conhecer melhor, compartilhando curiosidades da própria cultura e conhecendo outras, além de relatarem sobre algumas dificuldades enfrentadas para realização do intercâmbio, aspectos positivos em relação ao acolhimento na UFSM e o choque cultural. Além disso, ela salienta: “realizamos um jogo descontraído no qual os alunos se sentiram muito à vontade, deram muitas risadas e puderam se soltar, interagindo uns com os outros e também com a Equipe da SAI”.

Texto: Pedro Souza, acadêmico de Jornalismo, bolsista na SAI

Revisão: Núcleo de Comunicação da SAI

Imagens: Daniela do Canto, tradutora na Secretaria de Apoio Internacional.