Ir para o conteúdo SAI Ir para o menu SAI Ir para a busca no site SAI Ir para o rodapé SAI

Conheça o projeto da UFSM reconhecido por iniciativa das Nações Unidas

Responsável por gerar impacto social no mundo, o programa existe desde 2010 e tem a UFSM como membro.

Na última semana, a UNAI (United Nations Academic Impact) celebrou o projeto Advanced Farm 360 do Colégio Politécnico, coordenado pelo Prof. Luciano Pes, como uma iniciativa que visa aprimorar o ensino, a pesquisa, a extensão e a inovação na área de agricultura de precisão. O órgão internacional noticiou o projeto em seu site, que tem notoriedade mundial, destacando a UFSM como uma instituição preocupada com uma produção agrícola sustentável.

O Advanced Farm 360 é um projeto que une onze professores e quinze alunos de cursos de graduação e técnico e utiliza os 160 hectares de área agrícola da UFSM para desenvolver produções agrícolas sustentáveis, seguindo os princípios e tecnologias da Agricultura 4.0. O foco é substituir fertilizantes e defensivos agrícolas agressivos por bioinsumos, visando a produtividade e conservação do solo. O projeto trabalha com a produção de diversas culturas e tecnologias, entre elas: grãos (soja, milho, arroz irrigado, trigo, centeio e plantas de cobertura de solo), pastagens (para bovinos de corte e ovinos), produção de biocombustíveis, um sistema de integração com estande de eucalipto, pomares de oliva, frutas nativas, cítricos, barraca de nozes e produção de espécies ornamentais.

A UNAI

A United Nations Academic Impact, ou apenas Academic Impact, é um programa da Divisão de Divulgação do Departamento de Comunicações Globais das Nações Unidas, que visa alinhar as instituições de ensino superior no apoio e contribuição para a promoção e proteção dos direitos humanos, o acesso à educação, sustentabilidade e resolução de conflitos. A UNAI existe desde 2010, mobilizando mais de 1.400 instituições, em mais de 147 países que alcançam mais de 25 milhões de pessoas. Ela é um dos setores essenciais de geração de impacto em direção aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, pois servem como incubadoras de novas ideias e soluções para os muitos desafios globais. A UFSM é membro da iniciativa, que integra os diversos programas multilaterais da universidade (que podem ser acessados neste link), constituindo um dos braços da internacionalização da instituição.

Texto: Pedro Souza, acadêmico de Jornalismo, bolsista na SAI, com informações de UNAI

Revisão: Núcleo de Comunicação da SAI