Ir para o conteúdo SAI Ir para o menu SAI Ir para a busca no site SAI Ir para o rodapé SAI

Ministério da Educação anuncia bolsas de estudos na Hungria

Oportunidade oferece bolsas e auxílios para diversos níveis de ensino.

O Ministério da Educação (MEC), em parceria com o governo húngaro, está oferecendo aos estudantes brasileiros 250 bolsas de estudo em cursos de graduação e pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado), para o período letivo 2023/2024. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas de forma online até as 17h do dia 12 de dezembro. Acesse o edital aqui.

A oferta de bolsas de estudo faz parte do programa Stipendium HungaricumO candidato pode escolher entre diversas modalidades de estudo, entre elas: doutorados pleno e parcial, mestrados pleno e parcial, One-Tier Master, graduações plena e parcial, e curso preparatório em língua húngara. Das 250 bolsas ofertadas, 100 são dedicadas à graduação e 150 à pós-graduação, ambas divididas em 120 para mestrado e 30 para doutorado. Para acessar as universidades participantes e programas disponíveis, acesse o site do programa, neste link.

Entre alguns benefícios, o estudante será isento de pagar mensalidades e receberá uma bolsa mensal com valores que variam entre 120 e 500 euros até a conclusão dos estudos, a depender do nível selecionado. O estudante também receberá auxílio para acomodação em alojamento e seguro médico, sendo incluídos serviços de saúde de acordo com a legislação húngara.

Cada país é responsável pela seleção de seus candidatos. No Brasil, o Programa é gerido pelo Ministério da Educação, por meio da Assessoria Internacional. A seleção é de responsabilidade da CAPES, que analisará a proficiência na língua inglesa do estudante e verificará a elegibilidade dos documentos necessários, como currículo atualizado, certificado de conclusão do ensino médio emitido por instituição reconhecida pelo MEC, e comprovante de resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Cada nível de graduação poderá exigir outras documentações.

Texto: Assessoria de Comunicação do MEC

Revisão: Núcleo de Comunicação da SAI