A SAI, cumprindo seu papel de apoiar e promover a internacionalização da UFSM, auxilia e fomenta a ida de estudantes para a realização de estágios obrigatórios no exterior. Neste contexto, a Secretaria auxilia nos trâmites legais para o registro da atividade e na construção do plano de estudos e termo de compromisso, junto à coordenação de curso e ao estudante interessado. É importante destacar que o processo acontece sem a necessidade de edital (podendo ser realizado a qualquer momento do período letivo) e não exige convênio das instituições ou empresas com a UFSM.
Para realizar o estágio, após entrar em contato com a entidade desejada, se informar sobre a oportunidade e receber o devido aceite, o estudante deve encaminhar à SAI os seguintes documentos, com modelos disponíveis neste link: termo de compromisso de estágio obrigatório, plano de estudos assinado pelo estudante e pela coordenação de curso, carta de aceite ou convite da instituição/empresa de destino e apólice de seguro internacional com coberturas obrigatórias de vida, saúde e repatriação de restos mortais, cobrindo o período total da viagem. Em seguida, a SAI dará continuidade aos processos internos para ida, matriculando o estudante de graduação na disciplina Intercâmbio Cultural (código INT 1000), de forma a garantir o vínculo com a UFSM e registrar a atividade internacional, contribuindo para os objetivos do desafio da Internacionalização, presente no Plano de Desenvolvimento Institucional da UFSM.
Referente aos estágios internacionais não-obrigatórios, a SAI não é envolvida no procedimento. Sendo assim, o estudante interessado em uma oportunidade desta modalidade, deve entrar em contato diretamente com a coordenação do curso, que dará as informações necessárias. A única ação que pode incluir a SAI é relativa ao aproveitamento das atividades realizadas. Contudo, a decisão final faz parte da autonomia dos colegiados de cada curso.
Texto: Pedro Souza, acadêmico de Jornalismo, bolsista na SAI
Revisão: Núcleo de Comunicação da SAI