Ir para o conteúdo Silveira Martins Ir para o menu Silveira Martins Ir para a busca no site Silveira Martins Ir para o rodapé Silveira Martins

CENTRO VOCACIONAL TECNOLÓGICO E INOVAÇÃO

O que é

O Centro Vocacional de Tecnologia e Inovação (CVTI) é um polo agregador de atividades educacionais, culturais e científicas, que viabilizará a relação entre Universidade e Sociedade, visando estimular e promover a formação multidisciplinar com vistas à inclusão social e tecnológica.

O CVTI em Silveira Martins é um braço de um projeto mais abrangente, financiado pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), que pretende voltar suas atividades para áreas de interesse social, sendo prioritariamente atendidas pelas escolas técnicas da UFSM, quais sejam, Colégio Técnico Industrial de Santa Maria (CTISM) e Colégio Politécnico.

Dessa forma, pretende articular a UFSM por meio das suas Unidades de Educação Profissional com as comunidades excluídas social e tecnologicamente de Santa Maria e da região de abrangência da Quarta Colônia de Imigração Italiana do Rio Grande do Sul, estruturando um processo de inclusão social por meio da formação profissional com metodologias inovadoras de aprendizagem.

O que faz

As ações desenvolvidas pelo CVTI tem por objetivos:

1. Democratizar a oferta presencial e a distância de capacitação e de formação inicial e continuada na região central do estado do Rio Grande do Sul;
  2. Ampliar as oportunidades educacionais dos trabalhadores por meio da oferta de cursos de capacitação e de formação inicial e continuada;
  3. Qualificar social e profissionalmente os jovens da Quarta Colônia de Imigração Italiana do RS;
  4. Promover a inclusão social de jovens e adultos, por meio de sua inserção no mundo de trabalho pela via da qualificação profissional.

Luciano Caldeira Vilanova | CTISM

Vice-Coordenação