O objetivo do projeto “Paisagens arquivadas: texto e contexto no planejamento do desenvolvimento urbano e regional” é refletir e desenvolver ações em torno de uma questão fundamental à sociedade contemporânea. Sabidamente, a educação é um dos maiores determinantes do desenvolvimento, e a expansão da rede pública ganhou destaque, não só em razão das discussões sobre a Lei de Cotas (LF 12.711/12) e do sistema “meritocrático” do vestibular, hoje substituído pelo SISU, em larga escala, mas, especialmente em razão do REUNI. Tal processo mobilizou comunidades do interior dos Estados num esforço de interiorização e internacionalização da Universidade brasileira, pautado por disputas entre municípios para sediar um campus, e pela participação da sociedade na definição dos Cursos oferecidos. A iniciativa privada acompanhou esse movimento, valendo-se do chamado PROUNI e do FIES, reproduzindo o ocorrido na Reforma Universitária de 1968 que, ao “modernizar” a Universidade brasileira, reforçou a rede de instituições isoladas, com foco no ensino, deixando a pesquisa para o setor público. Esta expansão, porém, impactou os territórios, seja pela implantação de vários campi seja na relação desses com a região, causando alterações na paisagem urbana, às vezes de forma negativa, pois o seu planejamento é padronizado, com execução em contextos distintos, situações que afetam as funções urbanas: habitar, produzir, circular e recrear.
Coordenação
José Luiz de Moura Filho | Depto. de Direito/CCSH/UFSM