Ir para o conteúdo Silveira Martins Ir para o menu Silveira Martins Ir para a busca no site Silveira Martins Ir para o rodapé Silveira Martins

PAISAGENS ARQUIVADAS: TEXTO E CONTEXTO NO PLANEJAMENTO DO DESENVOLVIMENTO URBANO E REGIONAL A PARTIR DA EXPANSÃO DO ENSINO SUPERIOR NO RIO GRANDE DO SUL

O objetivo do projeto “Paisagens arquivadas: texto e contexto no planejamento do de­senvolvimento urbano e regional” é refletir e desenvolver ações em torno de uma questão fundamental à sociedade contemporânea. Sa­bidamente, a educação é um dos maiores de­terminantes do desenvolvimento, e a expan­são da rede pública ganhou destaque, não só em razão das discussões sobre a Lei de Cotas (LF 12.711/12) e do sistema “meritocrático” do vestibular, hoje substituído pelo SISU, em larga escala, mas, especialmente em razão do REUNI. Tal processo mobilizou comunidades do inte­rior dos Estados num esforço de interiorização e internacionalização da Universidade brasi­leira, pautado por disputas entre municípios para sediar um campus, e pela participação da sociedade na definição dos Cursos ofere­cidos. A iniciativa privada acompanhou esse movimento, valendo-se do chamado PROUNI e do FIES, reproduzindo o ocorrido na Refor­ma Universitária de 1968 que, ao “modernizar” a Universidade brasileira, reforçou a rede de instituições isoladas, com foco no ensino, deixando a pesquisa para o setor público. Esta expansão, porém, impactou os territórios, seja pela implantação de vários campi seja na rela­ção desses com a região, causando alterações na paisagem urbana, às vezes de forma nega­tiva, pois o seu planejamento é padronizado, com execução em contextos distintos, situa­ções que afetam as funções urbanas: habitar, produzir, circular e recrear.

José Luiz de Moura Filho | Depto. de Direito/CCSH/UFSM