Ir para o conteúdo PROINOVA Ir para o menu PROINOVA Ir para a busca no site PROINOVA Ir para o rodapé PROINOVA
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Programa de Inovação da CDL POA busca startups para desenvolver soluções transformadoras ao varejo



Divulgação:

A CDL Porto Alegre lança Programa de Inovação para conectar startups de todo o Brasil ao setor do varejo. A iniciativa propõe uma transformação 360° do mercado varejista com um olhar para o futuro, a partir da implementação de soluções que qualifiquem e desenvolvam empresas para superar desafios. O anúncio oficial do Programa ocorrerá nesta quinta-feira (18). 

A iniciativa da Entidade está alinhada ao seu propósito para os próximos anos: investir em tecnologia e inovação a fim de fortalecer e impulsionar empresas varejistas, reconstruindo estruturas e possibilitando um ambiente de renovação aos negócios. As primeiras ações surgiram ainda em 2019, quando a CDL POA aderiu como signatária e membro da mesa diretiva ao Pacto Alegre – movimento destinado à criação de um ambiente criativo e inovador na Capital gaúcha. Formalizou, ainda, sua participação como sócia-fundadora do Instituto Caldeira – hub de inovação com a missão de impulsionar transformações e novos negócios, conectando empresas e startups. No fim do ano, também promoveu o Hackathon – Inovando o varejo e transformando negócios a fim de discutir os desafios de transformação do mercado, propondo soluções ao setor. 

O propósito do projeto é atrair startups para impulsionar a criação de novos produtos que qualifiquem o setor. Inscrições estarão abertas entre 18 de junho e 17 de julho 

Para o presidente da CDL POA, Irio Piva, o Programa de Inovação vem como resultado dos esforços da Entidade em busca de transformação e alternativas que reinventem e impulsionem o setor varejista com tecnologia e soluções eficientes para fortalecer o mercado. Segundo o dirigente, a intenção é incentivar a criação de novos e mais qualificados produtos e serviços: “Aos empresários do segmento, o Programa propiciará o acesso a soluções que façam diferença nos seus negócios, e às startups, oportunizará maior visibilidade e impacto no ecossistema varejista. E o resultado disso é um ambiente estimulador de novas ideias, onde todos ganham”. Ainda, Irio Piva ressalta que o Programa também atende às novas necessidades do mercado, que passa por um profundo momento de reconstrução, auxiliando empresas de todos os portes e segmentos. 

Sobre o Programa de Inovação da CDL POA 

O Programa será executado em sete etapas, com início na seleção das startups e término com a premiação e a aceleração das vencedoras. O Projeto contará também com a mentoria da Grow+ e da Anlab – empresas reconhecidas no mercado por sua expertise em inovação. As inscrições estarão abertas entre os dias 18 de junho e 17 de julho de 2020, e poderão ser realizadas pelo site www.cdlpoa.com.br

Os projetos serão selecionados a partir de sua aplicabilidade nas áreas de Cultura Digital, com soluções para capacitações, treinamentos, gamificação e ações de engajamento; Eficiência Operacional, para conectar todas as pontas de uma operação, desde a logística até as compras; Experiência de Compra, auxiliando em uma experiência de compra personalizada por meio de novas tecnologias; e Inteligência de Dados, voltada para captura e análise de dados em cada etapa da jornada de compra. 

Durante o Programa, serão realizadas sete etapas de execução: 

  1. Inscrição das startups; 2. Seleção – 20 startups avançam para o Pitch Day; 3. Pitch Day – apresentações para a banca avaliadora; 4. Bootcamp – treinamento, identificação de gaps e aprofundamento das soluções; 5. Demoday – demonstrações das soluções e propostas de aplicabilidade ao Programa; 6. Formalização – possibilidade de contratação e de ingresso na etapa de aceleração; 7. Aceleração – startups vencedoras executarão suas soluções sob a coordenação de Grow+ e Anlab, focadas nas demandas da CDL POA. 

Ao final do Programa de Inovação, as três startups vencedoras serão premiadas com valores que podem chegar até R$ 30 mil, além da aceleração de seus negócios. Durante todo o processo de seleção e desenvolvimento, as startups terão a possibilidade de fechar contratos e parcerias comerciais com a CDL POA; aderir ao portfólio de soluções da Entidade; acessar as três mil empresas associadas e as 130 entidades parceiras da CDL POA, que impactam em mais de 200 municípios do Rio Grande do Sul e 30 mil empresas; participar de eventos e ações relacionados; manter contato com a base de dados e produtos SCPC, já que a CDL POA é parceira de negócios da Boa Vista Serviços. 

Sobre a CDL Porto Alegre 

No mercado varejista há quase 60 anos, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Porto Alegre (CDL POA) é reconhecida por sua importância como entidade representativa do setor e como referência em tecnologia em análise de dados, estratégias, concessão e recuperação de crédito. Atualmente, representa milhares de lojistas e busca atender demandas de seus representados ampliando e potencializando negócios para que tenham competitividade frente ao cenário socioeconômico de sua região. Com o posicionamento “Inteligência a serviço do seu negócio”, a partir de produtos voltados principalmente à gestão financeira, têm atuado como protagonista do segmento estando presente em mais de 200 municípios do Rio Grande do Sul, por meio de aproximadamente 200 entidades parceiras, como CDLs, ACIs, CICs e Sindilojas, e atendendo cerca de 30 mil CNPJ. 

 

Texto e arte: Divulgação Assessoria de Imprensa CDL Porto Alegre

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-399-1903

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes