Ir para o conteúdo PROINOVA Ir para o menu PROINOVA Ir para a busca no site PROINOVA Ir para o rodapé PROINOVA

Em visita a UFSM, General Schons, do Exército Brasileiro, conhece as potencialidades de Santa Maria e região

No dia 08 de outubro, a Universidade Federal de Santa Maria recebeu a visita do General Schons, do Departamento de Ciência e Tecnologia do Exército Brasileiro. Estavam presentes na ocasião o Reitor Prof Paulo Burmann; diretor do Centro de Tecnologia, Prof Tiago Marchesan; coordenador do Projeto SISASTROS, Prof Raul Cereta; diretor da Agência de Inovação e Transferência de Tecnologia, Prof Hélio Hey, entre outros convidados.

Em sua fala, Prof Burmann lembrou que a UFSM é uma instituição comprometida com a pesquisa e desenvolvimento regional e do país. O Reitor também enfatizou o trabalho da Agência de Inovação e Transferência de Tecnologia (Agittec) que já apresenta ótimos resultados em seu trabalho junto a grupos de pesquisa e inovação em apenas 5 anos de existência. Gen Schons enfatizou que os projetos em cooperação com a UFSM são diferentes pois os resultados obtidos são, muitas vezes, superiores aos esperados.

A comitiva visitou o INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) onde foi realizada uma apresentação dos resultados dos projetos com parcerias firmadas junto ao curso de Engenharia Mecânica e as perspectivas da FASE II do Projeto ASTROS. Em seguida, aconteceu uma visita estrutura onde o projeto está em desenvolvimento.

O Professor Raul Ceretta lembrou que o Projeto SISASTROS conta com uma equipe multidisciplinar que permite atender as demandas do Exército,  com atuação de professores doutores altamente qualificados para pesquisa e qualificação de alunos para atuação na área.

O encontro foi encerrado na sede da AGITTEC, onde a comitiva conheceu a estrutura física da agência e da incubadora de empresas. O potencial da Universidade nas áreas de tecnologia e inovação também foram pauta da visita.

PROJETOS SISASTROS É UMA PARCERIA IMPORTANTE PARA A UFSM

Firmado em abril de 2020, o convênio entre a UFSM e o Departamento de Ciência e Tecnologia do Exército Brasileiro para o desenvolvimento do projeto “Sistema Integrado de Simulação ASTROS – Grupo de Mísseis e Foguetes (SIS-ASTROS GMF)” tem duração de 4 anos.

A parceria tem por finalidade o intercâmbio de recursos técnicos e humanos, buscando desenvolver ações de extensão, ensino e pesquisa, envolvendo interesses mútuos nas áreas de tecnologia da informação e comunicações, inovação tecnológica, segurança e capacitação de recursos humanos. Mais informações sobre o projeto podem ser acessadas neste link