Ir para o conteúdo PROINOVA Ir para o menu PROINOVA Ir para a busca no site PROINOVA Ir para o rodapé PROINOVA
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Duas startups ligadas à UFSM são contempladas no edital Tecnova RS 2020



As empresas Cowmed e Fox IoT foram contempladas no edital Tecnova RS 2020, um programa de incentivo e fomento voltado para projetos de inovação promovido pela Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP). Ao realizarem a inscrição, os representantes deveriam incluir na proposta a solicitação de um valor entre 100 e 300 mil reais, de acordo com as necessidades da empresa. Essa é a segunda edição do programa, que foi lançada com o intuito de construir e reforçar parcerias, para que se crie uma rede de parceiros nos estados, colaborando com o fortalecimento do Sistema Nacional e dos Sistemas Estaduais de Inovação. 

A Cowmed passou pelo processo de incubação na UFSM e foi graduada no ano passado. A startup é voltada para a pecuária e trabalha com coleiras para monitoramento do comportamento de vacas, com o objetivo de facilitar o trabalho do produtor. Este, tem a possibilidade de receber informações e alertas sobre o seu rebanho no software ou no aplicativo oferecidos pela empresa. 

Incubada na ITSM, a Fox IoT oferece serviços de monitoramento das redes elétricas em tempo real. Além do modelo voltado para as distribuidoras de energia, a empresa tem um medidor pensado para atender os grande consumidores, que assim evitam pagar multas por ultrapassagem de demanda, fator de potência inadequado ou ainda consumo excessivo no horário de ponta.

Texto: Giovana Dutra, acadêmica de Jornalismo e bolsista da Agência de Inovação e Transferência de Tecnologia (Agittec)

Ilustrações: Camila Santarem, acadêmica de Desenho Industrial, bolsista da Agência de Inovação e  Transferência de Tecnologia (Agittec).

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-399-2112

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes