Ir para o conteúdo PROINOVA Ir para o menu PROINOVA Ir para a busca no site PROINOVA Ir para o rodapé PROINOVA
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Estrutura e serviços da Agittec são apresentados em evento da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict)



A Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict) está realizando visitas técnicas virtuais aos Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs) das Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs) presentes nas oito regiões do Inova RS. Na tarde de ontem, o evento contou com a participação de NITs da Região Central do estado e a UFSM participou mostrando um pouco o funcionamento da Agittec. Instituições como IFFar, UFN, UNICRUZ, URI-Santiago, Instituto de Pesquisas Eldorado e FUC também participaram do evento mediado pela Diretora de Gestão da Inovação da Sict, Ana Paula Matei. 

 

Representando a UFSM, o Coordenador de Transferência de Tecnologia, Ândiel Ortiz, lembrou que a Agittec foi criada em 2015,  incorporando o antigo Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnologia (NIT) com a finalidade de integrar a gestão da propriedade intelectual, do empreendedorismo e da transferência de tecnologia. Ortiz destacou a equipe da agência, que é composta por 15 colaboradores e 7 bolsistas, distribuídos entre as três coordenadorias e o administrativo.

 

Para o coordenador, uma das maiores dificuldades dos NIT’s das universidades é conseguir contatar as empresas e demonstrar que existe potencial nas universidades gaúchas para realização de pesquisas de vanguarda e transferência de tecnologia. “Estas ações fortalecem a economia gaúcha e brasileira, pois inovação é um ‘atalho’ que permite que empresas de qualquer porte possam crescer exponencialmente e competir com grandes empresas consolidadas ou estrangeiras, favorecendo a geração de emprego e renda locais e capacitando a soberania nacional tecnológica”, destaca Ortiz. 

 

A relação da UFSM com o Estado do Rio Grande do Sul também entrou na apresentação, já que esta é longa e extremamente frutífera. A UFSM teve um considerável número de projetos aprovados e financiados pelo Programa de Apoio aos Polos Tecnológicos, que viabilizaram a realização de diversas parcerias e geraram resultados que impactaram efetivamente a sociedade gaúcha. 


O evento foi encerrado com uma fala da mediadora sobre a importância dessa troca entre os representantes para o crescimento e a melhoria de cada NIT. A série de visitas terá ainda duas partes, com NIT’s da Região Metropolitana no dia 03/11 e da Região Produção e Norte no dia 17/11.

 

Texto: Giovana Dutra, acadêmica de Jornalismo e bolsista da Agência de Inovação e Transferência de Tecnologia (Agittec)

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-399-2181

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes