Ir para o conteúdo PROINOVA Ir para o menu PROINOVA Ir para a busca no site PROINOVA Ir para o rodapé PROINOVA

Retrospectiva Agittec 2020

O ano que está se encerrando foi cheio de desafios, nos mostrou a importância da resiliência, da capacidade de inovar e investir em ciência. Apesar de 2020 ter sido totalmente atípico, conseguimos manter o nosso ritmo de trabalho e conquistamos coisas muito importantes.

No primeiro mês de 2020, o Conselho Universitário (Consu) aprovou em reunião extraordinária a minuta de resolução de criação do Parque de Inovação, Ciência e Tecnologia (PICT) da UFSM. Confira a matéria completa.

Em março, a UFSM assinou um contrato de licenciamento. A empresa contemplada foi a Som Maior PRO, localizada em Frederico Westphalen (RS). A empresa desenvolveu em conjunto com a universidade um dispositivo e método de análise do protocolo de comunicação digital DMX, que são redes de comunicação entre equipamentos de iluminação profissional. Confira a matéria completa.

No mês seguinte, três projetos de desenvolvimento tecnológico da UFSM foram aprovados no programa Doutor Empreendedor, da Fapergs. Confira a matéria completa.

Em junho, o Hospital Veterinário (HVU) da UFSM passou a contar com a primeira câmara hiperbárica para tratamento de animais na região sul do Brasil. O equipamento foi cedido pela HVM Brasil, única distribuidora e operadora dessa máquina específica para uso veterinário no mundo. Confira a matéria completa.

Em agosto, o Sebrae RS selecionou o projeto elaborado pela Agittec para evolução e crescimento do modelo de incubação de empresas. A partir disso, recebemos apoio financeiro para auxiliar no desenvolvimento das incubadoras Pulsar e ITSM, com o objetivo de reestruturar os programas de pré-incubação e incubação da universidade, melhorar a infraestrutura física e digital disponível para as empresas incubadas, pré-incubadas e associadas. Confira a matéria completa.

No primeiro semestre de 2020, 12 projetos de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) foram assinados na UFSM. Com financiamento de oito empresas de diferentes setores, a soma do investimento para o desenvolvimento dos projetos passou de R$ 13 milhões, o que representa um acréscimo de cerca de 36% se compararmos com todo o ano de 2019. Confira a matéria completa.

Não podemos deixar de mencionar o lançamento do Programa Inovação Além do Arco, a iniciativa da Agittec que se propõe a dar visibilidade às pesquisas e o conhecimento produzido na universidade. A primeira temporada da série de vídeos mostrou o trabalho realizado pelos laboratórios e grupos de pesquisa da UFSM focados no agronegócio. Todos os vídeos estão disponíveis aqui. Confira a matéria completa.

Em setembro, o Centro de Referência e Apoio a Novos Empreendimentos (Cerne), concedeu à incubadora Pulsar a certificação e aprovação do modelo Cerne 1. Essa certificação está relacionada ao nível de maturidade da incubadora, e atesta que ela segue os padrões exigidos pela Associação, que vão ao encontro das melhores práticas nacionais. Confira a matéria completa.

Os destaques de outubro foram o nosso evento em parceria com o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) e o lançamento dos nossos relatórios anuais. Confira a matéria completa.

Nos últimos meses tivemos a alegria de ver duas startups incubadas na UFSM serem reconhecidas por todo o estado. A Auster Tecnologia foi selecionada como a startup mais inovadora da Região Central do estado pelo mapeamento Casos de Sucesso de Inovação RS 2020 e a Performance Vegetal foi a vencedora da categoria Segurança do desafio do HackatAgro 2020. Confira as matérias completas: Auster | Performance

Esse ano foi difícil para todos nós, por isso pensamos em compartilhar nossas conquistas, que mais do que nunca devem ser celebradas. A Agittec agradece a todos que confiam no nosso trabalho e tornam possíveis essas grandes conquistas. Esperamos poder estar juntos de novo em breve e desejamos um bom fim de 2020, na medida do possível, e que em 2021 a nossa retrospectiva seja ainda mais rica.

Texto: Giovana Dutra, acadêmica de Jornalismo e bolsista da Agência de Inovação e Transferência de Tecnologia (Agittec)

Ilustrações: Camila Santarem, acadêmica de Desenho Industrial, bolsista da Agência de Inovação e  Transferência de Tecnologia (Agittec).