Ir para o conteúdo PROINOVA Ir para o menu PROINOVA Ir para a busca no site PROINOVA Ir para o rodapé PROINOVA
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Startup incubada na UFSM cresce 1000% em 2020



A Softaliza, uma empresa de softwares incubada na UFSM, cresceu 1000% em 2020, em relação a 2019. A startup ainda quadruplicou o número de funcionários e atendeu eventos nacionais e internacionais, destacando-se pela rapidez na adaptação durante a pandemia do coronavírus. 

 

Quando a empresa lançou seu produto, em um primeiro momento teve resistência devido à pouca expertise em eventos, mas a CEO Isabella Sakis garante que estar associada a uma incubadora de uma universidade renomada como a UFSM foi fundamental para o crescimento. “Hoje a empresa atende clientes de todo o Brasil e até de outros países, mas os nossos primeiros clientes foram eventos da UFSM e somos muito gratos por isso. A Softaliza não teria essa oportunidade caso não estivesse incubada na UFSM”, declara Sakis.

 

A Softaliza iniciou suas atividades na incubadora tecnológica da UFSM em agosto de 2019 como uma “software house”, isto é, desenvolvendo softwares sob demanda. Sabendo que uma startup precisa de um produto, os colaboradores criaram o Ciente Gestão, um software para gestão financeira, de associados e eleição de associações. Isabella Sakis conta que ao longo das tratativas de negociações com outras associações, identificaram a necessidade de um módulo adicional para a gestão dos eventos que essas associações organizam. “Nessa fase, percebemos que boa parte dos recursos das associações não vinham apenas das mensalidades/anuidades dos associados, o qual era o foco no nosso principal produto, mas, principalmente, dos eventos. Assim, identificamos a oportunidade de criar um módulo adicional no formato de produto e aí começou o nosso diferencial”, relata Sakis.  

 

Ponto de virada

 

A jornada da empresa começou a mudar quando foi criado um MVP (produto viável mínimo) do produto exclusivo para eventos científicos que contaria com as funcionalidades: inscrições, submissões e avaliações de artigos, emissão de certificados. Assim, a Softaliza fechou o primeiro contrato para um evento que aconteceria presencialmente em abril de 2020. No entanto, em março de 2020 todos os eventos presenciais começaram a ser cancelados. “Diante de toda a perspectiva da pandemia, trabalhamos em identificar as necessidades que nossos clientes podiam ter: analisamos o cenário externo – internacional e nacional – e para qual lado nossos concorrentes estavam indo”, conta Sakis. Assim, novamente, a empresa identificou a oportunidade à qual se dedica desde então: eventos online.

 

A Softaliza criou um novo MVP exclusivamente para a transmissão de eventos online e começou a prospectar clientes em abril de 2020. Em agosto, quando realizou seu primeiro evento online, já tinha dez eventos agendados. O segundo semestre foi marcado pelos eventos online e a empresa cresceu muito, entre workshops, congressos científicos, eventos corporativos e feiras de negócios, foram 35 eventos realizados.  No site da empresa, é possível conferir os cases de sucesso.

 
 

 

 

Serviços oferecidos

 

O Ciente Live é uma plataforma de transmissão de eventos online que tem seu processo de desenvolvimento realizado sob demanda para cada evento, em conjunto com os clientes e as suas necessidades. A interface do ambiente é personalizada de acordo com a identidade visual do evento, contando com a criação de um hall e salas customizadas. As principais funcionalidades incluem a transmissão ao vivo e gravação das atividades, disponibilização de ferramenta de bate-papo (chat) durante todo o evento, espaço para exibição de trabalhos, assim como a exibição da programação e informações dos palestrantes, e a disponibilização de mídias para download. Além disso, conta com stands para os patrocinadores do evento, com espaço dedicado para todas suas informações e salas de bate-papo exclusivas.

O Ciente Eventos é uma plataforma destinada ao gerenciamento de eventos científicos, que conta com as funcionalidades de inscrições, submissões e avaliações de artigos e emissão de certificados. Essa plataforma também é desenvolvida sob demanda para cada evento e pode ser utilizada tanto para eventos online, quanto presenciais ou híbridos.

 

Diferenciais da empresa

 

No início, o principal recurso oferecido pela Softaliza era a disponibilização da programação do evento em formato digital. Agora, com a experiência de um grande número de eventos, a empresa auxilia seus clientes e parceiros a organizarem os melhores eventos online garantindo a satisfação dos participantes. “Não há dúvidas que um dos grandes diferenciais da Softaliza é a ferramenta completa e adaptável ao que o cliente precisa para atingir seus objetivos. Somos uma das únicas empresas do mercado que consegue fornecer a estrutura completa para um evento online ou híbrido, desde as inscrições até a transmissão do evento em si”, destaca Sakis. 

 

Equipe

Atualmente, a Softaliza possui 16 pessoas na equipe, dentre empregos formais e contratos de estágio, que incluem a área Comercial, Financeira, Marketing, Arte, Atendimento/Sucesso do Cliente e, claro, Desenvolvimento de Software. A maior parte dos colaboradores são alunos da UFSM, dos mais diversos cursos: Administração, Contabilidade, Relações Públicas, Ciência da Computação, Sistemas para Internet e até mesmo Engenharia Sanitária e Ambiental. 

A CEO e co-fundadora da empresa é egressa da instituição, do curso de Sistemas de Informação, e atualmente é aluna do curso de Mestrado do Programa de Tecnologias Educacionais em Rede. A empresa possui sócios servidores da UFSM. A empresa tem sede na incubadora da universidade, embora todos da equipe estejam em regime remoto por tempo indeterminado. A Softaliza é uma empresa digital com equipe remota por todo o Brasil. A expectativa é dobrar o tamanho em 2021. 

 

Nova plataforma e expectativas para 2021

 

A plataforma atual atende muito bem os eventos maiores, mas como a empresa personaliza a plataforma, o custo de desenvolvimento ainda é alto. Por existir uma infinidade de eventos menores que a empresa não consegue atender com a plataforma atual, a Softaliza vai lançar em fevereiro uma nova plataforma exclusiva para eventos menores. “A qualidade será a mesma, com o diferencial do organizador do evento conseguir fazer a construção do evento sozinho”, garante Isabella. 

Além disso, essa nova plataforma engloba tanto funcionalidades direcionadas a eventos online quanto a eventos presenciais ou híbridos, em um só lugar, permitindo o controle total por parte dos organizadores, que podem contar com o suporte da Softaliza, mas conseguirão realizar o processo inteiramente sozinhos. Essas funcionalidades são: gerenciamento da parte financeira, controle das inscrições, customização do site do evento, gerenciamento de atividades e palestrantes, transmissões ao vivo e exibição de atividades gravadas, envio de e-mails personalizados aos ouvintes, submissões de artigos e geração de certificados.

 

A Softaliza já tem 12 eventos agendados para este ano, que está apenas começando. Isabella Sakis conta que quer que a Softaliza seja a maior empresa de eventos online e híbridos do Brasil “a pandemia mostrou que muitas coisas vieram para ficar e sabemos que os eventos online não vão acabar, estamos só começando e temos muito trabalho pela frente”.

 

Texto: Giovana Dutra, acadêmica de Jornalismo e bolsista da Agência de Inovação e Transferência de Tecnologia (Agittec)

Ilustrações: Camila Santarem, acadêmica de Desenho Industrial, bolsista da Agência de Inovação e  Transferência de Tecnologia (Agittec).

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-399-2768

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes