Ir para o conteúdo PROINOVA Ir para o menu PROINOVA Ir para a busca no site PROINOVA Ir para o rodapé PROINOVA
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Coordenador de empreendedorismo da Agittec participa do Painel RBS Notícias



O Painel RBS Notícias, transmitido pelo G1 na tarde de quinta (11), teve como tema “Agronegócio: Por onde o RS pode crescer e ser sustentável?”. O evento foi apresentado pelo jornalista Elói Zorzetto e teve a participação de cinco entrevistados, dentre eles o coordenador de Empreendedorismo da Agittec, Silon Procath. 

Em 2020, apesar da pandemia, o Rio Grande do Sul aumentou a área plantada de grãos em 3,5%. Segundo dados da Federação da Agricultura (Farsul), foram 303 mil hectares a mais em relação à safra passada. O destaque foi a soja, que em função do alto preço teve crescimento de 2,3% na área plantada. 

A projeção para 2021 também é otimista, já que a demanda mundial por alimentos é cada vez maior. Com isso, um dos desafios do agricultor é aumentar a produção. “Além de não ter área para expandir, tem o desafio de fazer a regeneração de áreas degradadas. E está fazendo. A gente vê muitas áreas que eram usadas para agricultura e pecuária anos atrás, que hoje, por sua declividade e por várias outras questões, são usadas como área de preservação permanente com mata nativa”, diz Silon Procath.

O ano de 2020 também terminou com saldo positivo na geração de empregos com carteira assinada. Foram 11.312 empregos a mais em relação ao ano anterior. O crescimento foi impulsionado principalmente pelas indústrias da carne e da fabricação de máquinas agrícolas. “O nosso agro é muito competitivo. Durante a pandemia ele não foi só eficiente, mas foi responsável pelo grande aporte de investimentos e um grande aporte de tecnologia. Logo que começou a pandemia nós começamos a percorrer as startups para ver o que eles precisavam de ajuda, pensando que iam quebrar, mas não. Não só não quebraram como ainda cresceram”, comenta Procath.

Além de Silon, participaram do evento: Antônio da Luz – economista-chefe do Sistema Farsul, Alencar Rugeri – diretor técnico da Emater, Elmar Floss – doutor em agronomia e consultor em agronegócio e Vilson Klein – professor e coordenador do Curso de Agronomia da UPF. Os participantes acreditam que a melhor forma de fazer o RS crescer e ser sustentável no agronegócio é aliar o conhecimento à tecnologia. Quem não pôde assistir o evento na quinta pode assistir no site.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-399-2860

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes