Ir para o conteúdo PROINOVA Ir para o menu PROINOVA Ir para a busca no site PROINOVA Ir para o rodapé PROINOVA

Inovação Além do Arco mostra pesquisas desenvolvidas no Laboratório de Motores

O segundo episódio da segunda temporada do Inovação Além do Arco apresenta o Laboratório de Motores e aborda as pesquisas desenvolvidas no setor de energia e mobilidade. Os professores e coordenadores Mario Martins e Thompson Lanzanova falam das   contribuições para o desenvolvimento tecnológico do país.

O Laboratório de Motores iniciou suas pesquisas na década de 80, com foco no automobilismo de competição. Isso motivou desdobramentos que culminaram na criação e registro no CNPq, em 2011, do Grupo de Pesquisas em Motores, Combustíveis e Emissões (GPMOT). O crescimento da equipe e das pesquisas voltadas para a geração de energia, combustíveis renováveis e mobilidade, tornou necessária a construção de novas instalações. Assim foi criado o novo Laboratório de Motores, inaugurado em junho de 2014.

Atualmente o laboratório conta com uma infraestrutura moderna, contendo quatro dinamômetros de motores, um dinamômetro de chassis, um analisador de gases FTIR, sistemas de análise de combustão e medição de pressão de cilindro, dois motores monocilíndricos de pesquisa, um banco de fluxo e diversos outros equipamentos de testes. Além disso, possui licenças dos mais modernos softwares de simulação e desenvolvimento de motores e veículos.

Com uma equipe de mais de 20 pessoas, entre professores, pesquisadores, técnicos e alunos, o GPMOT desenvolve projetos de pesquisa e desenvolvimento de soluções práticas e efetivas para o setor produtivo. As pesquisas estão relacionadas à redução de emissões de motores, sistemas de geração de energia, combustíveis alternativos, propulsão alternativa e eficiência energética, bem como projetos não convencionais de motores.

No laboratório, são desenvolvidos projetos com diversas empresas, desde as mais pequenas até multinacionais do setor automotivo. Além disso, há importantes parcerias internacionais com universidades da Alemanha, Inglaterra e Espanha, com as quais há intenso intercâmbio de estudantes e pesquisadores. A experiência do grupo também aparece através do apoio prestado às equipes de competição automobilística da UFSM (Formula SAE e Baja), bem como apoio ao automobilismo amador local.

Teremos vídeos novos nas próximas sextas-feiras, no nosso Facebook e no nosso Instagram. É possível rever a primeira temporada e o episódio da semana passada no nosso canal no Youtube