Ir para o conteúdo PROINOVA Ir para o menu PROINOVA Ir para a busca no site PROINOVA Ir para o rodapé PROINOVA

Laboratório Móvel da UFSM contribui com o mercado de mobilidade elétrica da América Latina

O terceiro episódio da segunda temporada do Inovação Além do Arco apresenta o Laboratório Móvel do grupo de pesquisa do Centro de Excelência em Energia e Sistemas de Potência (CEESP) da UFSM. Os professores Luciane Neves Canha e Felix Alberto Farret falam das pesquisas e atividades que o grupo realiza na área de sistemas elétricos de potência, energias renováveis, mobilidade elétrica e armazenamento de energia.

O CEESP é vinculado ao Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica da UFSM e atua no desenvolvimento dos mais diversos projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação nas áreas de geração, transmissão e distribuição de energia. O Laboratório Móvel congrega as tecnologias para o abastecimento de veículos elétricos, gerenciamento de energia, supervisão em tempo real de automação de processos e avaliação de impactos sobre as redes elétricas. A equipe é formada por 8 pesquisadores que atendem a diversas áreas (comunicação, desenvolvimento de software, controle e automação, cibersegurança e gerenciamento de recursos energéticos distribuídos), 8 alunos de iniciação científica e alunos de mestrado e doutorado.

Recentemente, o primeiro eletroposto rápido oriundo do apoio da Companhia Paranaense de Energia (Copel) foi comissionado na UFSM junto ao Laboratório Móvel. Isso inseriu o Rio Grande do Sul na rota brasileira de carregadores rápidos para veículos elétricos.

O laboratório conta atualmente com um veículo elétrico Nissan Leaf que é o único modelo no Brasil com a possibilidade de injetar energia na rede ou na residência, em caso de falta de energia ou para fazer parte de um sistema de gerenciamento inteligente de recursos energéticos distribuídos. A partir desse equipamento, uma série de pesquisas estão sendo desenvolvidas visando contribuir com novos modelos de negócio, avaliar degradação de baterias e identificar rotas tecnológicas para auxiliar na ampliação do mercado de mobilidade elétrica no Brasil e América Latina.

Teremos vídeos novos nas próximas sextas-feiras, no nosso Facebook e no nosso Instagram. É possível rever a primeira temporada e o episódio da semana passada no nosso canal no Youtube