Ir para o conteúdo PROINOVA Ir para o menu PROINOVA Ir para a busca no site PROINOVA Ir para o rodapé PROINOVA
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Inovação e empreendedorismo na UFSM



A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) sempre foi uma referência nacional na formação de profissionais altamente capacitados em diferentes áreas de conhecimento. Além disso, tem um papel estratégico no Desenvolvimento Regional do Estado do Rio Grande do Sul (RS), através da transferência de tecnologia e dos projetos de extensão nas mais variadas áreas do conhecimento, bem como em pesquisas de repercussão nacional e internacional. 

Não obstante, a inovação e o empreendedorismo sempre foram vistos como ações de áreas específicas e de grupos temáticos. Essa concepção mudou com a criação da Agência de Inovação e Transferência de Tecnologia (AGITTEC), em 2015. Desde então, a UFSM disseminou a cultura e a educação empreendedora em todas as unidades de ensino, assim como solidificou a transferência de tecnologia, com foco no setor produtivo nacional e proteção do conhecimento e das tecnologias geradas.

Nesse sentido, as incubadoras tecnológicas (PULSAR e ITSM) são ferramentas importantes de cocriação, geração de emprego e renda, transferência de tecnologia e atração de novos negócios de alto valor agregado e impactos sociais. Hoje, posso afirmar, de maneira peremptória, que temos pressão e fluxo contínuo no “funil da inovação”. Novas ideias/empresas são criadas a todo semestre e se graduam na outra extremidade, transbordando para a sociedade mediante benefícios que ajudam a melhorar a qualidade de vida da sociedade.

A partir destes resultados, em 2020, foi criado o Parque de Inovação, Ciência e Tecnologia (PICT) da UFSM para ampliar e fortalecer as relações universidade-empresa, atribuindo um novo patamar e possibilitando as bases para um Arranjo Produtivo Local (APL), com ênfase em setores de média e alta intensidade tecnológica. 

Com a maturidade institucional e a visão de futuro, neste ano, foi instituída a Política de Inovação da UFSM, que define caminhos e segurança jurídica e institucional para que possamos dar celeridade e fortalecer a inovação como um dos pilares da universidade e, consequentemente, contribuir para o crescimento econômico, visto que é através da geração do conhecimento, da ciência e da tecnologia que criamos emprego, renda e bem-estar para todos. 

Por fim, agradeço ao empenho de todos e todas que trabalham para que a inovação seja uma realidade em nossa instituição e esteja a serviço da sociedade. 

 

Prof. Luciano Schuch
Vice-Reitor
Universidade Federal de Santa Maria

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-399-3656

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes