Ir para o conteúdo PROINOVA Ir para o menu PROINOVA Ir para a busca no site PROINOVA Ir para o rodapé PROINOVA
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Startup incubada na UFSM trabalha com tecnologia que possibilita a aplicação de probióticos em alimentos não-lácteos



O nono episódio da terceira temporada do Programa Inovação Além do Arco apresenta a Weecaps, startup incubada na UFSM. A empresa pertence ao setor das FoodTechs e trabalha no desenvolvimento de soluções inovadoras para o melhoramento de alimentos.

 

Para tornar os alimentos mais saudáveis, a Weecaps faz a incorporação de microcápsulas contendo probióticos. Estes são microrganismos, como bactérias e leveduras, que precisam ser ingeridos vivos – em quantidades adequadas e consumo frequente – para promover benefícios à nossa saúde. Os probióticos colaboram para o bom funcionamento do organismo, propiciando o equilíbrio da microbiota intestinal, o fortalecimento do sistema imunológico, além de muitos outros  benefícios à saúde.

 

Segundo a CEO e sócia-fundadora Thaiane Marques, o consumo de probióticos é recomendado porque um estilo de vida com alimentação inadequada, sedentarismo, estresse e sono desregulado causa o desequilíbrio do intestino. A Weecaps foi criada para solucionar uma lacuna de mercado referente aos produtos probióticos disponíveis, que atualmente estão presentes majoritariamente em alimentos derivados lácteos. “O mercado está passando por modificações, o número de pessoas que apresentam algum tipo de intolerância vem aumentando e é de extrema relevância a oferta de probióticos através de alimentos saudáveis e de diferentes matrizes”, ressalta a sócia-fundadora Cassandra de Deus. 

 

 

 

 

Após anos de intensas pesquisas, a Weecaps desenvolveu uma tecnologia que propicia a proteção dos probióticos para a aplicação em diferentes matrizes de alimentos não-lácteos. Essa tecnologia para produção de microcápsulas de probióticos utilizando insumos biodegradáveis é inovadora na América Latina. Com ela, é possível direcionar pontualmente o rompimento do produto somente no intestino humano, oportunizando a máxima ação dos probióticos e minimizando perdas dos mesmos durante a digestão.

 

Recentemente, a Weecaps participou do desafio Food Tech Global Challenge promovido pela Food Tech Expo, a maior exposição virtual de Startups da América Latina, sendo premiada nesse evento como a startup mais inovadora na categoria Dietas Nutritivas e Sustentáveis. A startup está iniciando suas relações comerciais em duas vértices: fornecimento das microcápsulas na forma de insumo para aplicação em alimentos e atuação junto a empresas parceiras para desenvolver produtos contendo probióticos microencapsulados.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-399-3752

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes