Ir para o conteúdo PROINOVA Ir para o menu PROINOVA Ir para a busca no site PROINOVA Ir para o rodapé PROINOVA

Parceria entre Laboratório de Química da Madeira da UFSM e empresa Dorf Ketal Brasil desenvolve pesquisa na área de celulose e papel

O Laboratório de Química da Madeira (LAQUIM) da UFSM e a empresa Dorf Ketal Brasil, que trabalha com fabricação e fornecimento de produtos químicos, iniciaram  um projeto de pesquisa na área de celulose e papel. O projeto que vem sendo desenvolvido pela parceria com a Dorf Ketal Brasil tem como principal objetivo a produção de polpas celulósicas pelo processo de cozimento kraft utilizando diferentes madeiras e condições de cozimento, visando a obtenção de produtos de alta qualidade e que atendam às exigências do setor de celulose e papel.

O Programa de Pós-graduação em Engenharia Florestal (PPGEF) da UFSM vem buscando consolidar parcerias com empresas do setor privado, visando desenvolver pesquisas científicas aplicadas. “Essas parcerias colaboram  para a formação de profissionais capacitados, além de auxiliar nas demandas e aprimoramento dos processos produtivos das indústrias”, comenta a professora Cristiane Pedrazzi, do Departamento de Ciências Florestais da UFSM.

Segundo Carlos Wolf, gerente do Departamento de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) da empresa, mais do que nunca o nosso país precisa que as invenções se transformem em inovações acessíveis às empresas de celulose. “Com este acordo, pretendemos acelerar o desenvolvimento de novos produtos inovadores para a área de celulose brasileira”, conta Carlos.

Visita da equipe Dorf Ketal ao LAQUIM

A execução das atividades experimentais do projeto no laboratório é realizada por um pós-doutorando do PPGEF e acompanhada por profissionais da empresa que possuem ampla experiência na área. A Dorf Ketal Brasil interage com universidades desde a sua fundação, em 2002. Carlos diz que essa experiência permite afirmar que o trabalho com a UFSM irá proporcionar benefícios mútuos para as instituições. “A parceria faculta a transformação de conhecimento básico em aplicado, a formação e o aproveitamento de recursos humanos no estado, a ampliação de infraestrutura analítica e de testes de desempenho das duas instituições”, cita o gerente de PD&I.

Essa interação com a empresa Dorf Ketal Brasil é extremamente relevante e inovadora para a UFSM e, a partir dela, novos projetos vêm sendo construídos com outras empresas do setor florestal. Em contrapartida, o sucesso da parceria fará com que a empresa siga investindo em trabalhos com universidades, o que exemplifica sustentabilidade econômica, social e ambiental.

Texto: Giovana Dutra, acadêmica de Jornalismo e bolsista da Agência de Inovação e Transferência de Tecnologia (Agittec).

Ilustrações: Lucas Dalcin Matte, acadêmico de Desenho Industrial e bolsista da Agência de Inovação e  Transferência de Tecnologia (Agittec).