Ir para o conteúdo PROINOVA Ir para o menu PROINOVA Ir para a busca no site PROINOVA Ir para o rodapé PROINOVA

A força do empreendedorismo feminino no ecossistema de inovação da região central do RS

Inovação é um imperativo para sobrevivência de empresas na atualidade, e não somente a inovação em produtos e serviços, desenvolvida nos departamentos de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) de empresas, mas também o desenvolvimento de negócios inovadores, seja em novas áreas ou em segmentos já consolidados do mercado. Um movimento de mudança cada vez mais intenso vem sendo percebido na sociedade contemporânea, com o aumento da participação das mulheres no mercado de trabalho, revelando uma tendência de equilíbrio no espaço ocupado por homens e mulheres no ambiente empresarial e isso não é diferente no universo do empreendedorismo e inovação. As mulheres ocupam novos papéis na sociedade e conquistam o protagonismo em diversos mercados e também assumem a liderança de negócios, através do empreendedorismo em startups, trazendo mais diversidade e inclusão para todo o ecossistema.

O programa de pré-incubação das Incubadoras da UFSM, ITSM e Pulsar, sob gestão da AGITTEC, apoia e prepara os(as) empreendedores(as) que tenham ideias inovadoras com potencial de negócios, na fase que antecede a criação da empresa. O objetivo é incentivar a elaboração de planos de negócios para o desenvolvimento de empreendimentos inovadores e que estes venham a ser incubados em uma das incubadoras da Universidade. Neste ano, chamou atenção um dado muito relevante e positivo, pois pela primeira vez na história das incubadoras da UFSM, 70% das participantes da pré-incubação são mulheres. Dos 30 participantes do processo, 21 são mulheres que possuem ideias inovadoras e querem empreender.

Para Silon Procath, Coordenador de Empreendedorismo da UFSM “Assumimos o compromisso de construir um ecossistema de empreendedorismo e inovação diverso e inclusivo. Queremos destacar e incentivar sempre a atuação das mulheres em nossos processos de incubação, para que aqui dentro tenhamos o reflexo do que realmente é a sociedade, diversa e com forte participação feminina.”

Para Cassandra de Deus, COO Diretora de Operações na Weecaps, empresa incubada na UFSM e que incentivou outras mulheres a criarem negócios a partir de suas ideias: “O protagonismo das mulheres no empreendedorismo apresenta resultados ainda tímidos. Estou a menos de um ano neste meio, pois foi através de uma mulher, que recebi um convite para abrir uma Startup. Desde então, observo que é difícil encontrar mulheres à frente das empresas, e que em contrapartida, venho de um meio em que existem muitas mulheres se destacando. Assim, decidi incentivar amigas e colegas a olharem seus trabalhos de uma forma diferente, e para unidas elevarmos o percentual de mulheres a frente de empresas, e por consequência destacar o protagonismo feminino no empreendedorismo. As mulheres precisam se unir, pois nós seremos a diferença!”

Thaiane Marques da Silva, que também atua na Weecaps, complementa: “Vejo o protagonismo das mulheres no empreendedorismo como algo inevitável. As mulheres cada vez mais estão ocupando seus lugares no mercado e, no empreendedorismo, não seria diferente. Entrei nesse mundo do empreendedorismo há pouco tempo, minha primeira empresa incubada na Agittec (Weecaps) está lá há menos de um ano e comecei a observar o quanto isso estava me modificando e modificando minha vida que quis levar isso adiante, encorajar outras mulheres e mostrar que elas também poderiam e a forma como poderiam fazer isso. Sem dúvidas, o protagonismo das mulheres no empreendedorismo é algo emergente e forte, mas que veio pra ficar!”