Ir para o conteúdo PROINOVA Ir para o menu PROINOVA Ir para a busca no site PROINOVA Ir para o rodapé PROINOVA

Retrospectiva AGITTEC 2021

O ano de 2021 foi marcado, entre muitas coisas, pela superação. A tecnologia e a ciência se mostraram cruciais para o desenvolvimento da sociedade e, juntas, exerceram um papel fundamental na retomada das atividades ao redor do mundo.

Apesar das dificuldades, o ano foi de muitas conquistas para a Universidade Federal de Santa Maria, a Agência de Inovação e Transferência de Tecnologia e todo o nosso ecossistema de pesquisadores, startups, parceiros e colaboradores.

Começando em março de 2021, a Startup Weecaps, incubada na UFSM, venceu o Food Tech Global Challenge, na categoria Dietas Nutritivas e Sustentáveis. Confira aqui a matéria completa

Em abril, a Coordenadoria de Transferência de Tecnologia (CTT) assinou o primeiro contrato de licenciamento para uma empresa incubada na UFSM, a QP Mudas. Confira aqui a matéria completa.

No mês seguinte, as startups Auster e Laft 21, incubadas na UFSM, foram aprovadas no maior programa de aceleração da América Latina, o InovAtiva Brasil. Ao final do ciclo, a Auster foi eleita startup destaque no setor de agronegócios. Confira aqui a matéria completa.

Já em julho, a Agittec recebeu a visita do embaixador da Nigéria no Brasil, Muhammad Makarfi AHMAD. O objetivo foi conhecer ações de fomento à inovação desenvolvidas na Universidade, além de estabelecer relações com a Crops Team, Agritech incubada na UFSM, que presta consultoria para uma empresa nigeriana. Confira aqui a matéria completa.

Ainda em julho, a UFSM fechou uma parceria com a Bossanova Investimentos, o Venture Capital mais ativo da América Latina. Confira aqui a matéria completa.

Em setembro, a UFSM Campus Frederico Westphalen fechou acordo de parceria com a TchêTurbo. O objetivo do projeto foi o desenvolvimento de uma plataforma de monitoramento e gestão de infraestruturas de provedores de internet, baseada em técnicas de inteligência artificial. Confira aqui a matéria completa

No mesmo mês, a CTT fechou o contrato de licenciamento de uma tecnologia capaz de solucionar problema ambiental e aumentar o faturamento da indústria de biodiesel. Confira aqui a matéria na íntegra.

Além disso, setembro também marcou o lançamento do Agicast, o podcast da Agittec sobre inovação, empreendedorismo e transferência de tecnologia. Confira aqui a matéria completa.

Em novembro, um projeto desenvolvido pela UFSM, em parceria com a Universidade Franciscana (UFN) e 8 startups incubadas na UFSM, foi contemplado com o valor de R$1 milhão para implantação de Living Labs.
Confira aqui a matéria completa.

A Agittec agradece a todos que, de algum modo, fizeram parte dessas conquistas, seja diretamente como protagonistas do acontecimento ou, até mesmo, dando apoio através dos canais de comunicação. Esperamos que em 2022 os motivos para celebrar se multipliquem.