Ir para o conteúdo PROINOVA Ir para o menu PROINOVA Ir para a busca no site PROINOVA Ir para o rodapé PROINOVA

UFSM FIRMA TERMO DE LICENÇA DE USO DE TECNOLOGIA PARA GESTÃO DE ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA: PLATAFORMA SOLARMAP

A Coordenadoria de Transferência de Tecnologia da Agittec assinou mais um contrato de licenciamento este ano. A empresa HCC Energia firmou o termo de licença de uso para a utilização da plataforma SolarMap no final de outubro. Com isso, a UFSM já soma 9 contratos assinados de transferência de tecnologias desenvolvidas em seus laboratórios, sendo o segundo contrato do ano de 2021.

O SolarMap é um Data Warehouse (DW), tipo de sistema de gerenciamento de dados projetado para ativar e fornecer suporte às atividades de business intelligence (BI), para análise de informações sobre a geração de energia fotovoltaica no Brasil. A plataforma foi concebida para identificar tendências e definir requisitos para as melhorias necessárias e essenciais no desenvolvimento da energia fotovoltaica em âmbito nacional, auxiliando na tomada de decisão.

Além disso, o SolarMap é associado a uma plataforma de comunicação com conteúdo técnico, comercial e científico para identificar tendências e definir requisitos para as melhorias necessárias e essenciais no desenvolvimento da Energia Solar Fotovoltaica no Brasil.

Carmen Brum Rosa, uma das pesquisadoras responsáveis pelo projeto, afirma “O SolarMap garante o estudo estratégico das cidades em busca da competitividade de instalações de sistemas solares, com isso, a tomada de decisão dos agentes envolvidos no setor fotovoltaico torna-se mais assertivo”.

Atualmente, para ter acesso aos dados do setor de energia fotovoltaica, os interessados contam apenas duas formas de acesso: por dados estáticos em relatórios específicos ou em dados brutos de fontes como ANEEL e INMETRO. Pela plataforma SolarMap, os dados são apresentados de forma extensiva, sendo possível gerar e exportar gráficos personalizados com dados confiáveis.

Conectado ao SOLARMAP estão os relatórios desenvolvidos por pesquisadores de Gestão de Energia do Laboratório Multiusuário de Gestão em Negócios de Energia localizado no Instituto de Redes Inteligentes (INRI) e pertencente ao Núcleo de Inovação e Competitividade (NIC) e ao Instituto de Ciência e Tecnologia em Geração Distribuída (INCT-GD).

Mercado de energia fotovoltaica está aquecido

No Brasil, o mercado de geração de energia através de placas fotovoltaicas está aquecido. A pesquisadora Carmen complementa “O país dispõe de condições privilegiadas de recursos energéticos renováveis e distribuídos e de tecnologia para transformar suas riquezas naturais em energia e dessa forma agregar valor à sua produção e garantir fornecimento de eletricidade aos centros urbanos. Para tanto, discutir as cidades, então, torna-se um tema crítico e de grande importância, particularmente com vista ao cenário futuro de crescimento populacional nos centros urbanos”.

Plataforma já foi oficialmente lançada

No dia 02 de dezembro, aconteceu o lançamento e a apresentação do acesso à plataforma SolarMap à representantes da empresa HCC Energia Solar. Dienifer Custódio, Head de expansão de franquias da empresa, enfatiza que os dados obtidos com a plataforma serão importantes para embasar as estratégias de expansão “Quando começamos a conhecer melhor a Solarmap e entendemos as formas que poderíamos utilizá-la, rapidamente nos despertou interesse em aprofundar mais as possibilidades, até que chegamos a um momento em que movimentamos as variáveis da ferramenta de uma forma que percebemos como essencial obter a Solarmap em nosso trabalho diário, em 2022 será uma peça fundamental na expansão da HCC”.

Idealizadores do Projeto:
Prof. Dr. Julio Cezar Siluk;