Ir para o conteúdo PROINOVA Ir para o menu PROINOVA Ir para a busca no site PROINOVA Ir para o rodapé PROINOVA

Santa Maria é destaque na divulgação dos selecionados na primeira fase do Programa Centelha RS

Foi divulgada na semana passada a lista das 200 ideias aprovadas na Fase 1 do Programa Centelha RS. No ranking das cidades com maior número de ideias aprovadas, Santa Maria ficou em terceiro lugar entre os 52 municípios do estado que participam do programa. Egressos e estudantes incubados nas incubadoras tecnológicas existentes na UFSM e na UFN, aprovaram, ao total, treze projetos.

Os próximos passos são de preparação para a Fase 2, momento em que as ideias selecionadas passam para a elaboração do Projeto de Empreendimento, detalhando o plano de negócio executivo com o objetivo de demonstrar as chances de a ideia proposta gerar um bom negócio.

Programa Centelha
O objetivo do programa é incentivar o empreendedorismo inovador, buscando transformar ideias de estudantes, pesquisadores, professores, empreendedores, em negócios de base tecnológica, oferecendo recursos de subvenção econômica, não reembolsáveis. Nesta segunda edição do programa serão destinados à concessão de subvenção econômica à inovação, recursos no valor global de R$ 3,3 milhões. Serão apoiadas ideias inovadoras até o limite de R$ 66 mil e bolsas de Fomento Tecnológico e Extensão Inovadora do CNPq, no valor máximo de R$ 26 mil, por projeto.
O Programa Centelha RS é uma iniciativa nacional, promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) e a Fundação CERTI. No Rio Grande do Sul o programa é executado pela Fundação de Amparo à pesquisa do estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS), vinculada à Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia – SICT, em parceira com Sebrae RS, Badesul e Reginp (Rede Gaúcha de Ambientes de Inovação).

A lista das 200 ideias aprovadas na Fase 1 da segunda edição do Programa Centelha RS pode ser conferida no link.