Ir para o conteúdo PROINOVA Ir para o menu PROINOVA Ir para a busca no site PROINOVA Ir para o rodapé PROINOVA

Servidores da Agittec realizam capacitações e visitas técnicas na Dinamarca e em Portugal

Servidores da Agittec são selecionados para capacitações na Dinamarca pelo INPI

A Copenhagen Business School (CBS Executive Fonden), localizada na Dinamarca, realizará o curso “Promoção à inovação e Comercialização de Direitos de Propriedade Intelectual” entre os dias 18 de abril a 06 de maio de 2022 e ofereceu ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) a oportunidade de indicar 15 representantes brasileiros de instituições envolvidas com Propriedade Intelectual (Universidades, Instituições de Pesquisa e centros de inovação). A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) será representada pelos servidores da Coordenadoria de Transferência de Tecnologia e Propriedade Intelectual, o técnico-administrativo Daniel Arenhart e pelo professor Lucio Dornelles.
O curso será promovido no âmbito de um projeto de inovação que o INPI possui com a Dinamarca, e apresenta o objetivo de desenvolver redes de inovação entre os dois países.
A ação tem foco no desenvolvimento de habilidades de gestão da inovação e comercialização de ativos de Propriedade Intelectual, traduzindo os conceitos de Direito de PI em termos comerciais. O curso também promoverá a visitação de ambientes de inovação daquele país e a troca de experiências entre a realidade brasileira e dinamarquesa no que refere à comercialização de Direitos de Propriedade Intelectual.

Visitas técnicas em Portugal

Outra ação programada é a visita técnica que a Coordenadora de Transferência de Tecnologia e Propriedade Intelectual da Agittec, Lauren Peres Lorenzoni, realizará em ambientes de inovação de Portugal (nas cidades de Lisboa, Coimbra e Porto), entre 28 de março a 1º de abril.
De acordo com Lauren, a viagem tem o objetivo de conhecer os principais aspectos das atividades desenvolvidas para fomentar a cultura da inovação, a estratégia e a política de proteção e transferência de tecnologia, além da prospecção de parcerias internacionais. Nesse sentido, as visitas técnicas contribuirão para a consolidação da política de inovação da UFSM.

Lisboa – Instituto Superior Técnico;

Coimbra – Universidade de Coimbra com foco no Projeto Especial UC Business (gabinete de transferência de tecnologia);

Porto – Serviço de Apoio ao Licenciamento do INESC TEC (SAL) – Responsável: Daniel Vasconcelos, Centro para a Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo (CITE);
TEC4Agro-Food – modelo de organização interna das competências de I&D críticas para responder aos desafios do sector agro-alimentar (e floresta);
Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto (UPTEC);
U.Porto Inovação é uma estrutura da Universidade do Porto, criada em 2004 com o objetivo de apoiar a cadeia de valor da inovação na Universidade, promovendo a transferência de conhecimento e reforçando a ligação da Universidade às empresas.