Ir para o conteúdo PROINOVA Ir para o menu PROINOVA Ir para a busca no site PROINOVA Ir para o rodapé PROINOVA
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Novo Parque Tecnológico prevê três novos Hubs de Inovação



Uma iniciativa que deve auxiliar no desenvolvimento da inovação não apenas do município, como de toda a região, é a construção do Parque de Inovação, Ciência e Tecnologia (PICT) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). O espaço, que teve sua criação aprovada pelo Conselho Universitário em 2020, será gerido pela Agência de Inovação e Transferência de Tecnologia (Agittec), responsável pela administração da ITSM e a PULSAR, incubadoras de empresas com base tecnológica da UFSM.

De acordo com o diretor da Agittec, Daniel Bernardon, a agência conta, hoje, com 40 empresas de base tecnológica incubadas, que geram cerca de 300 empregos diretos e faturam, juntas, cerca de R$13 milhões ao ano. A perspectiva, conforme o diretor, é aumentar o número de instituições para mais de 50, até o final de 2022.

Bernardon salienta que a implantação doPICT representará uma nova fase para a agência e a UFSM, pois possibilitará que empresas de grande porte se aloquem nas salas do local e, com isso, fomentem as ações das incubadas e projetos com a Universidade. Além disso, o diretor acredita que o ambiente também possibilitará a permanência de startups em Santa Maria.

– Boa parte dessas incubadas podem ficar três anos e, se quiserem, prorrogar sua estadia por mais dois anos. No entanto, com o parque, teremos uma forma de
nossas empresas graduadas permanecerem aqui, mudando de status – explica.

O professor Hélio Hey é um dos responsáveis pelo projeto e atuará como diretor do PICT. Ele conta que, com o objetivo de prospectar recursos para a obra, o projeto de implantação do parque será inscrito no edital, lançado em dezembro de 2021, pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), vinculada ao Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação (MTCI), que destinará R$180 milhões para projetos de parques em implantação ou em operação.

– É um projeto forte, que tem tudo para ser aprovado. Para demonstrar para a Finep que esse parque não é um sonho, mas uma realidade, nós temos em torno de 100 memorandos de intenção de empresas, órgãos públicos, cooperativas, fundos de investimento, ou seja, da quadruplica hélice, que serão apoiadores do
parque – informa o professor.

Hey ainda explica que o projeto prevê ainstalação de três hubs de inovação nas áreas de bioinsumos, agrotecnologias e foodtechs, destinados a incorporar ou desenvolver soluções inovadoras para a alimentação. Todos com empresas âncoras, startups e o apoio da estrutura da UFSM.

Fonte: Fronteira Oeste & Centro -Encartado no jornal Zero Hora para as regiões de Uruguaiana, Santa Maria e Rosário do Sul no dia 19 de março de 2022. Confira o Caderno Completo nesse link


Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-399-4015

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes