Ir para o conteúdo PROINOVA Ir para o menu PROINOVA Ir para a busca no site PROINOVA Ir para o rodapé PROINOVA
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Projetos assinados junto ao Programa Rota 2030 trazem mais de R$ 4 milhões para a UFSM



A Universidade Federal de Santa Maria realizou a assinatura de dois projetos junto ao Programa Rota 2030 e está no caminho para finalizar o contrato de mais um. Esse programa federal destina-se à cadeia automotiva e tem o objetivo de apoiar o desenvolvimento tecnológico, a competitividade e a inovação, na mesma medida em que promove a segurança veicular, a proteção ao meio ambiente, a eficiência energética e a qualidade dos automóveis. A soma dos recursos captados através dos projetos dos docentes da UFSM ultrapassa o valor de R$ 4.000.000,00 (quatro milhões de reais).


O projeto intitulado “Desenvolvimento de motor automotivo movido a biohidrogênio para o mercado brasileiro” uma parceria entre a UFSM, FUNDEP e FAURGS e as empresas Marelli e TCA/Horiba, é coordenado pela professora Nina Paula Gonçalves Salau, do Departamento de Engenharia Química. O objetivo do estudo é desenvolver um motor automotivo que funcione a base de biohidrogênioe que possua alta eficiência, além de oferecer zero emissões de carbono e baixas emissões de NOx.


Ainda no início deste ano, foi assinado o projeto “Sistema modular e reconfigurável para recarga rápida de veículos elétricos”, coordenado pelo professor Cassiano Rech, do Departamento de Processamento de Energia Elétrica. A parceria entre a UFSM, FUNDEP, FAURGS e a empresa Supplier visa o desenvolvimento de uma estação modular e reconfigurável para recarga rápida de veículos elétricos. Essa estação contará com possibilidade de integração de sistemas de armazenamento de energia elétrica, mais especificamente, de baterias, além de sistemas fotovoltaicos para geração própria de energia.


O projeto “Segurança Veicular 4.0 UFSM: Tecnologias de Internet das Coisas para melhor segurança de motoristas, passageiros e pedestres” também compõe os aprovados junto ao Programa Rota 2030 e está em processo de assinatura. Coordenado pelo professor Vinicius Kaster Marini, do Departamento de Engenharia Mecânica, o estudo pretende desenvolver o Sistema de Identificação e Notificação de Situações de Risco e Emergências no Trânsito, que habilita pedidos de socorro automáticos. A intenção é otimizar a resposta para situações de perigo e acidentes no trânsito ao alertar os motoristas e passageiros, agilizando o tempo de prestação de socorro para emergências e situações de risco.


Segundo Lovaina Ribeiro, coordenadora do Núcleo de Apoio a Projetos na AGITTEC, os recursos captados através do Programa Rota 2030 auxiliarão no desenvolvimento de tecnologias no setor automobilístico. “Esses projetos são fundamentais na solução de questões tecnológicas para apoiar o desenvolvimento do setor automotivo, proporcionando a melhoria da qualidade de autopeças, tanto para o mercado interno quanto externo” afirma.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-399-4089

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes