Ir para o conteúdo PROINOVA Ir para o menu PROINOVA Ir para a busca no site PROINOVA Ir para o rodapé PROINOVA

Agittec promove evento para apresentar sua nova estrutura

O ano de 2022 será um ano de diversas mudanças na estrutura da Agência de Inovação e Transferência de Tecnologia da UFSM (Agittec). Para detalhar e sanar dúvidas da comunidade acadêmica, a agência promoveu uma apresentação, nesta terça-feira (19), no Salão Imembuí.

No encontro, foram tratados assuntos sobre: Projetos com fundações de apoio; Política de inovação; Prospecção e valoração; Propriedade intelectual; Empreendedorismo e Parque tecnológico. A primeira novidade divulgada pelo reitor da universidade, Luciano Schuch, é que uma proposta foi enviada ao CONSU para que Agittec possa se tornar uma Pró-Reitoria – de Inovação e Empreendedorismo (PROINOVA) – no intuito de conciliar pesquisa e extensão à inovação praticada na UFSM.

Além disso, o diretor da agência, o Professor Dr. Daniel Bernardon anunciou que a criação do Parque de Inovação Ciência e Tecnologia (PICT) foi aprovada e está em fase de implementação, que consiste na revitalização, reorganização e potencialização predial já existente e disponibilizada na UFSM. Outro ponto da apresentação é a integração da Coordenadoria de Transferência de Tecnologia e Propriedade Intelectual, e criação dos núcleos de Prospecção e Valoração, de Apoio e Projetos e de Propriedade Intelectual.

Foi divulgado na apresentação o número de projetos que a agência tem em andamento via fundações de apoio em um total de 128 projetos entre Pesquisa e Desenvolvimento, projetos de Prestação e projetos Globais. A Agittec também possui 198 projetos de apoio, entre três fundações, sendo elas: FATEC, FUNDEP e FAURGS.

Durante a exposição, foi apontado a contagem de projetos por Centros de Ensino, num total de 65 prospecções. O diretor Daniel confirma que espera aumentar exponencialmente esse número, na medida que as mudanças dentro da agência ocorrem, como a atuação de forma proativa atrás de demandas externas (sociedade e empresas públicas e privadas).

A apresentação realizada serviu ainda para veicular os números das Incubadoras que atuam na Agittec nos últimos 23 anos. Foi mostrada a taxa de crescimento em comparação ao número de empresas; o faturamento de cada ano comparado aos anos anteriores e o número de faturamento em relação aos impostos atribuídos a essas empresas; todas elas de forma positiva. Além disso, foi exibido um espectro com todos os segmentos das empresas startups, com destaque ao setor de Agrotech, com 41,7%.

O último destaque feito pelo diretor Daniel Bernardon foi sobre a newsletter que a agência publica mensalmente em seu site. Para ficar por dentro de todas as inovações da universidade, a newsletter chega em seu e-mail com as principais novidades sobre tecnologia e empreendedorismo em ações desenvolvidas na Instituição.