Ir para o conteúdo PROINOVA Ir para o menu PROINOVA Ir para a busca no site PROINOVA Ir para o rodapé PROINOVA

Ambientes de Inovação são o foco da visita técnica realizada em Portugal

A Coordenadora de Transferência de Tecnologia, Lauren Lorenzoni, representou a Agittec em visitas técnicas em Portugal, programada para três cidades: Lisboa, Coimbra e Porto.

O itinerário, que iniciou em Lisboa, teve como ponto central a visitação no Instituto Superior Técnico. Lauren foi recebida por Patrícia Lima e Mariana Hartz Lencina, da Área de Transferência de Tecnologia do Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa – IST. O objetivo da visita foi conhecer as instalações do IST bem como as políticas e diretrizes adotadas na transferência de tecnologia e propriedade intelectual.

Já em Coimbra a visita aconteceu na Universidade de Coimbra com foco no projeto Especial UC Business (gabinete de transferência de tecnologia). Além disso, o vice-reitor de Inovação Luís da Silva e o Gestor de Inovação Ricardo Dias recepcionaram Lauren para debater sobre a gestão e a política de inovação da UC e na UFSM, e sobre as possibilidades de interação entre as duas universidades. Ricardo Dias, juntamente com o coordenador do UC Business Nuno Mendonça e a coordenadora de propriedade intelectual apresentaram cases de sucesso e as boas práticas adotadas na instituição.

Na cidade de Porto a visitação seguiu o seguinte itinerário:  Serviço de Apoio ao Licenciamento do INESC TEC (SAL); Centro para a Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo (CITE); Laboratório de Robótica e Sistemas Robóticos Autónomos; Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto (UPTEC); U.Porto Inovação – UPIN.

Em Porto, o principal organizador e colaborador da UFSM foi a  INESC TEC, visto que a universidade é parceira da rede INESC Brasil – modelo de organização semelhante ao utilizado na Europa, porém voltado à realidade brasileira. A instituição é privada e não possui fins lucrativos, com estatuto de Interesse Público, dedicada à investigação científica e desenvolvimento tecnológico, transferência de tecnologia, consultoria e formação avançada e pré-incubação de novas empresas de base tecnológica.

A U.Porto Inovação é uma pró-reitoria da Universidade do Porto, criada em 2004 com o objetivo de apoiar a cadeia de valor da inovação na Universidade, promover a transferência de conhecimento e reforçar a ligação da Universidade às empresas, tal como a Agittec faz pela região central do estado.

Estas visitas fazem parte de uma missão internacional pelos Centros de Inovação em Portugal. “É interessante e enriquecedor trocar experiências e conhecer a estrutura e boas práticas adotadas em outros Gabinetes de Transferência de Tecnologia” afirma Lauren. Ela ainda conta que após a apresentação dos projetos e metodologias que o CITE está desenvolvendo, abriu-se a possibilidade de sua participação em programas de mentoria, além da possibilidade de intercâmbio e parcerias entre as instituições e empresas incubadas da UFSM, UPTEC e INESC TEC. Essa possível colaboração mostra um dos diversos pontos positivos das visitações aos Centros de Inovações portugueses, que seria a troca de conhecimentos entre a UFSM e instituições internacionais.