Ir para o conteúdo PROINOVA Ir para o menu PROINOVA Ir para a busca no site PROINOVA Ir para o rodapé PROINOVA
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

UFSM ganha um novo espaço colaborativo em evento marcado pela homenagem à professora Nilza Zampieri



A inauguração do Espaço Coworking aconteceu hoje, no dia 18/05. O espaço fica localizado dentro da Incubadora Tecnológica de Santa Maria (ITSM), na entrada da UFSM. O evento teve início às 16h e contou com a presença de figuras importantes, como o Reitor Luciano Schuch, a fundadora da ITSM Nilza Zampieri e o vice-prefeito da cidade Rodrigo Decimo.

52082126322_e3281dd592_o
Foto: Rafael Favero/Gabinete do Vice-Prefeito Ronaldo Decimo.

A reforma do Espaço Coworking aconteceu para implementar melhorias na infraestrutura interna e aprimoramentos tecnológicos do espaço. Com isso, os incubados poderão aproveitar um ambiente mais aconchegante, integrado e moderno. Segundo o Reitor Luciano Schuch, o Espaço Coworking é mais um passo da inovação e empreendedorismo dentro da universidade. Dentro de sua fala, o Reitor ainda ressalta a importância do empreendedorismo nas salas de aula, nas startups incubadas e no próprio pensamento de toda a comunidade acadêmica. 

A inauguração do Espaço Coworking também marcou a homenagem feita à Drª. Profª. Nilza Zampieri. Nilza é uma figura importante na área de empreendedorismo da região central do Rio Grande do Sul, idealizadora do projeto da  ITSM, primeira incubadora da região central e uma das primeiras do estado. Ela é professora pela UFSM há mais de 40 anos, além de passar por diversos outros cargos administrativos dentro da universidade.  “É uma alegria ver tantos alunos com suas empresas alcançarem seus objetivos e sucesso em suas carreiras. Eu fico muito feliz”, relembra a professora Nilza em suas palavras. 

52083400624_95e536ce80_o
Foto; Rafael Favero/Gabinete do Vice-Prefeito Ronaldo Decimo

Em entrevista concedida, Zampieri reforçou a mudança de cultura na cidade de Santa Maria e na própria UFSM no sentido empreendedor. Todo esse processo realizado desde a criação da ITSM fomentou um cenário de empreendedorismo dentro da universidade que se expandiu para Santa Maria. A homenageada do dia, se comoveu ao relembrar de todo o processo que a área de empreendedorismo passou dentro da universidade até o nível em que se encontra atualmente. “Diziam que isso que fazemos hoje era vender a universidade, não se enxergava que era transformar nossos alunos em empreendedores e empresários. Apenas se enxergava funcionários públicos”, ainda completa Nilza.

A cerimônia de inauguração do novo espaço da ITSM contou com as palavras de outras figuras importantes, como a do vice-prefeito, Rodrigo Decimo. O vice-prefeito prestou seu apoio às diretrizes tomadas pela Agittec e ressaltou que sua atuação é importante não só para a universidade, mas para toda a comunidade santa-mariense. O ex-diretor da Agittec Hélio Hey, aproveitou seu tempo de fala para homenagear a professora Nilza pelo seu papel dentro da universidade. Dois cases de sucesso da agência, a Getcommerce e a Zeit Portabilidade, também passaram para deixar seus depoimentos sobre a importância de empreender enquanto estudantes. 

O novo Espaço Coworking poderá ser utilizado por alunos, professores, empresas incubadas, servidores e toda comunidade acadêmica. Será um espaço colaborativo, que poderá ser palco de palestras, reuniões e qualquer outra finalidade acadêmica. Para fazer uso do espaço, basta marcar horário em nosso site https://www.ufsm.br/orgaos-executivos/agittec/agendamento-de-salas/

Texto escrito e editado por Luka de Andrade Santos

Fotografia de Rafael Favero/Gabinete do Vice-Prefeito Ronaldo Decimo

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-399-4194

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes