Ir para o conteúdo PROINOVA Ir para o menu PROINOVA Ir para a busca no site PROINOVA Ir para o rodapé PROINOVA

Empresa chinesa Huawei realiza visita ao Parque Tecnológico da UFSM

Na última quarta-feira, 25 de maio, a empresa chinesa Huawei realizou uma visita às instalações da UFSM e ao Parque Tecnológico da Universidade. O representante da visita foi o CMO da Huawei Brasil, Ray Yeruyui, acompanhado da Jasmin Zangzewen, gerente de Relações Públicas e Governamentais, e Mariani Passos, que é gestora de P&D e Marketing Estratégico.

A comitiva chinesa chegou na quinta-feira pela manhã em Santa Maria e se dirigiu diretamente para a UFSM. Na Universidade, conheceram não só o Parque Tecnológico, mas também diversos outros espaços, como laboratórios, no intuito de compreender melhor a infraestrutura da UFSM.

Representantes da Huawei em encontro com o Reitor Luciano Schuch

Na visita ao parque, os convidados foram recebidos no espaço Coworking da Pulsar. Lá, o professor Lúcio Dornelles, Chefe do Núcleo de Propriedade Intelectual, fez uma breve apresentação sobre o Parque Tecnológico da UFSM. Estavam presentes na apresentação, além do CMO da Huawei Brasil, representantes do INRI, o diretor Leandro Michels e o administrador Paulo Roberto Machado; a empresa incubada Zeit, representado pelo Diretor Executivo, Renan Buque; Auftek Tecnologia, representado pelo engenheiro e fundador Adriano Jaime; Anderson Paim e Maria Daniele Dutra, representantes da Agittec; e a tradutora Amy Lee.

Após a apresentação sobre o Parque Tecnológico, os representantes da Huawei e os demais presentes iniciaram uma conversa sobre auxílios que a empresa chinesa poderia trazer para dentro do parque. Segundo o CMO da Huawei, a companhia trabalha como provedor de infraestrutura tecnológica, mas não precisamente de soluções para problemas pontuais de empresas incubadas. Os representantes das startups e do INRI, por sua vez, afirmaram que as empresas precisam dessa aproximação, Com isso,  traria melhoria na relação e comunicação com a empresa chinesa, além de tempo, preço e suporte técnicos que são importantes para o desenvolvimento de seus produtos.

A chegada dos representantes da Huawei Brasil à UFSM também trouxe uma oportunidade para as duas empresas incubadas que se fizeram presentes no dia de ontem. A Zeit Portabilidade e a Auftek Tecnologia mostraram seus produtos para o CMO da empresa, que por sua vez, realizou diversas perguntas aos pesquisadores. A tecnologia da Auftek consiste em um instrumento inovador que reduz o tempo de análises microbiológicas de dias para horas, para assim criar uma ferramenta capaz de monitorar em tempo real o nível de contagem bacteriana da solução sob análise. Já a máquina desenvolvida pela Zeit realiza a medição dos teores de proteína, óleo e umidade nos grãos de soja. O objetivo da tecnologia é ajudar o mercado a mudar a forma como a soja é comercializada. É um equipamento portátil, que independe de internet para seu funcionamento.

Apresentação do Parque Tecnológico aos representantes da Huawei Brasil

Além da visita ao Parque Tecnológico, a equipe da empresa chinesa participou de um encontro com o Reitor Luciano Schuch sobre oportunidades de parceria entre Huawei e UFSM. Ainda pela parte da manhã, encontraram-se com o professor Leandro Michels, que apresentou o progresso do projeto de Pesquisa e Desenvolvimento Software e bancada para determinação de eficiência energética e para treinamento em inversores fotovoltaicos”. O projeto poderá trazer relevantes benefícios econômico e técnico às suas operações. A parceria firmada com a empresa Huawei prevê repasse de R$ 5 milhões e fortalecerá a Unidade EMBRAPII da UFSM.Outro assunto pertinente aos representantes da empresa chinesa era o andamento do registro da UFSM no programa Huawei ICT Academy Oportunidade de treinamento e certificação em 5G, AI, Router e Switch. Essa questão foi tratada em reunião com o professor Zanetti.

A comitiva da Huawei Brasil permaneceu em Santa Maria até o dia 26 de junho, onde participou de uma reunião sobre Normas ABNT NBR 16690, Portaria do InMetro 140/22, CONACI (Conselho dos bombeiros) e outros assuntos de Energia Elétrica em Sistemas Fotovoltaicos.

Escrito e editado por Luka de Andrade Santos – Bolsista de Comunicação da Agittec