Ir para o conteúdo PROINOVA Ir para o menu PROINOVA Ir para a busca no site PROINOVA Ir para o rodapé PROINOVA

UFSM conquista PRIMEIRO LUGAR no edital FINEP de Parques Tecnológicos e obtém R$ 10 milhões para implantação do Parque de Inovação, Ciência e Tecnologia

Foi divulgado ontem, dia 30 de junho, o resultado da Chamada Pública MCTI/FINEP/FNDCT/CT-Verde Amarelo – Parques Tecnológicos para seleção pública de  propostas para o apoio financeiro a parques tecnológicos em implantação e em operação – 01/2021, onde a Universidade Federal de Santa Maria conquistou o primeiro lugar garantindo recurso de R$ 10 milhões para implantação de Parque de Inovação, Ciência e Tecnologia.

O edital tem como objetivo a concessão de recursos financeiros não reembolsáveis destinados a Parques Tecnológicos em Implantação ou em Operação como forma de incentivar o desenvolvimento tecnológico, o aumento da competitividade e a interação entre empresas e ICT, bem como promover o desenvolvimento de ecossistemas de inovação e da sociedade do conhecimento.

O projeto prevê a construção de um hub de inovação nas verticais de bioinsumos, agrotecnologias e foodtechs. Além de melhorias na infraestrutura, o recurso também será destinado a contratação de serviços especializados para sustentabilidade do parque.

O reitor da UFSM, Luciano Schuch, comemora o resultado. “É uma grande alegria para a  UFSM ter esse retorno positivo! Isso demonstra o empenho e a qualificação das nossas equipes na busca pelo desenvolvimento da instituição e da região. Além disso, em tempos de crise, em que temos que reajustar nossos gastos em todas as áreas da Universidade, ter esse projeto aprovado é um alívio, pois veremos iniciativas como essa tomando forma e contribuindo com o desenvolvimento da nossa sociedade”, afirma Schuch.

Além da UFSM, a Universidade Franciscana (UFN) também foi contemplada no edital, somando mais R$ 4 milhões para a implantação de parques tecnológicos na região.  O resultado pode ser conferido  no site da Finep