Ir para o conteúdo PROINOVA Ir para o menu PROINOVA Ir para a busca no site PROINOVA Ir para o rodapé PROINOVA
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

UFSM e Grupo Voalle fecham acordo em projeto para desenvolvimento de framework de gamificação para ambiente virtual



O projeto “Desenvolvimento de gamificação para usuários da plataforma corporativa Universidade Voalle” foi aprovado na última quarta-feira, dia 26 de junho. A iniciativa é financiada pela Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa, a FUNDEP, em parceria da UFSM com o Grupo Voalle. 

 

A proposta visa o desenvolvimento de um framework de gamificação para o ambiente virtual da Universidade Voalle, ou seja, a criação de uma estrutura que serve de base para construção de aplicações web tornando possível construir sites, aplicativos e softwares a partir de um esqueleto pré-definido. Essa plataforma, feita para os funcionários e clientes da empresa, oferece cursos na área de tecnologia e gestão de negócios, além de eventos organizados pela própria empresa. 

 

Segundo o presidente do Grupo, Gilnei Engelmann, a implementação desta ferramenta na plataforma digital Universidade Voalle busca impactar positivamente a experiência que o aluno terá ao decorrer da sua trilha de aprendizado. O objetivo do projeto está diretamente ligado com a importância de aproximar o indivíduo da sua melhor experiência de aprendizagem. 

 

Serão pesquisados e desenvolvidos elementos que atendam a estratégia de gamificação em ambientes de aprendizagem empresariais, no intuito de dar um maior engajamento por parte dos funcionários e clientes da empresa.

 

De acordo com a professora da UFSM na área de Informática na Educação, Roseclea Medina, a experiência corporativa permitirá aplicar conhecimentos teóricos na prática, bem como a aprendizagem de novas tecnologias e metodologias.  “Essa experiência será um diferencial na área de formação dos alunos que participarão do projeto. Dessa forma, irá prepará-los para ingressar no disputado mercado de trabalho”, completa a professora.                                

 

O grupo Voalle e a UFSM possuem uma parceria de anos. A empresa já esteve dentro da universidade e constitui uma infraestrutura de suporte à formação de oportunidades de emprego e novos talentos. O presidente do Grupo Voalle entende que a construção e a construção de um ecossistema de empreendedorismo e inovação potencializa as empresas e permite a ampliação de perspectivas de negócios. “Assim, trabalhamos para a evolução dessa parceria da Voalle com a UFSM, que se dá nesse momento com a criação do novo projeto”, conclui Engelmann. 

 

O projeto tem duração até o dia 31 de dezembro de 2024. 

 

Texto escrito e editado por Luka de Andrade – Bolsista de Comunicação

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-399-4331

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes