Ir para o conteúdo PROINOVA Ir para o menu PROINOVA Ir para a busca no site PROINOVA Ir para o rodapé PROINOVA

UFSM e GL Eletrônicos LTDA fecham acordo para criação de sistema UPS sustentável através de energia solar

O projeto “Supervisão e controle do sistema de integração de fontes alternativas de energia ao NOBREAK KEOR T BR” entre UFSM e GI Eletrônicos LTDA (distribuidora da empresa Legrand) foi aprovado no dia (22/06). A iniciativa busca desenvolver uma estratégia de controle, monitoramento e supervisão para o processamento de energia de UPSs para conectar a rede elétrica, baterias, sistemas fotovoltaicos e cargas.

As fontes de alimentação ininterrupta (UPS) – do inglês Uninterruptible Power Supply – são recomendadas quando existem cargas críticas e/ou exigência de alta qualidade no fornecimento de energia. Conhecidos comercialmente no Brasil como No-breaks, UPS é um sistema de alimentação secundário que tem como objetivo fornecer energia estabilizada quando há interrupção na rede primária. Diferente de outros sistemas de emergência, um no-break possibilita a alimentação instantânea quando ocorre um corte na rede.

O projeto procura a criação de um sistema UPS ligado a energia renovável fotovoltaica. Desse modo, a carga pode extrair a máxima potência dos painéis e enviar o excedente para a rede, de forma a economizar energia. Caso haja a queda de rede, em horários diurnos, os painéis solares continuarão a gerar energia para que o sistema UPS siga a funcionar. Em horário noturno, o no-break poderá continuar em operação através da energia da rede primária. Se o sistema fotovoltaico não conseguir gerar energia suficiente – em dias nublados ou de chuva-, a demanda poderá ser suprida pela rede elétrica. Em caso de falta na rede, as baterias assumem a alimentação da carga.

A criação desse sistema inovador está ligado justamente à principal fragilidade associadas às UPS convencionais, que consistem no emprego de bancos de baterias, visto que são elementos não renováveis de curta vida útil. O desafio, então, é de projetar sistemas de energia mais eficientes e sustentáveis, que demandam dos pesquisadores e engenheiros a transformação do conhecimento para inovação de produtos.

Para o Coordenador do projeto, o professor Dr. Hamiltom Sartori, este desafio se torna mais fácil com o apoio da UFSM. Para ele, além de toda disponibilidade dos laboratórios da universidade para a realização de testes, o projeto também ajudará os alunos que aprenderão técnicas avançadas, além de ganhar experiência de mercado e colaborar com grandes empresas. Sartori ainda diz que a colaboração com a Legrand (GL Eletrônicos) auxilia auxilia, além do desenvolvimento de recursos humanos de forma direta, também no desenvolvimento dos laboratórios de pesquisa através dos recursos disponibilizados pela empresa.

O ensaio inclui a análise e proposição de diferentes técnicas de controle frente à diferentes arquiteturas, arranjos e alternativas topológicas de conversores estáticos no intuito de inserir fontes renováveis à linha comercial KEOR T BR da empresa Legrand. Essa linha de no-breaks é utilizada geralmente para sistemas que demandam grandes fontes de energia, como sistemas hospitalares, escolares e universitários. O projeto, que recebeu um aporte financeiro de R$481.455,50 para sua realização, tem prazo até o dia 21 de dezembro de 2023.