Ir para o conteúdo PROINOVA Ir para o menu PROINOVA Ir para a busca no site PROINOVA Ir para o rodapé PROINOVA

UFSM fecha acordo para criação de um Centro de Inovação na área de compósitos cimentícios

A UFSM, por meio do Grupo de Estudos em Materiais Sustentáveis na Construção (GEMAS), fecha um acordo para a criação de um Centro de Inovação voltado à área cimentícia. Esta associação propõe uma rede de pesquisa colaborativa entre diferentes grupos de pesquisa do estado, a Fras-le SA, o Instituto Hercílio Randon (IHR) e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

A criação desse Centro busca a formação de uma rede de Institutos de Ciência e Tecnologia (ICTs) para o fortalecimento da cultura de inovação e o desenvolvimento de novas tecnologias consideradas tendências globais. O objetivo da associação será desenvolver novos produtos com altíssima viabilidade comercial a fim de gerar e transformar conhecimentos científicos e tecnológicos em protótipos viáveis. Segundo o professor do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UFSM Campus Cachoeira do Sul, Paulo Ricardo, o projeto busca viabilizar o uso de compósitos cimentícios para aplicações além da construção civil – mais especificamente, no setor automotivo.

Além disso, a parceria ainda pode apoiar o desenvolvimento da indústria automotiva, corroborar com a consolidação das cadeias de fornecedores deste setor e proporcionar uma melhoria na qualidade de autopeças, tanto no mercado interno, como externo.

Dentro desse projeto, há três subprojetos, intitulados e explicados por Ricardo como:

1.  MATCOCI200: DESENVOLVIMENTO DE MATERIAIS COMPÓSITOS CIMENTÍCIOS FIBRO-REFORÇADOS DE ALTA RESISTÊNCIA;

1. Este subprojeto fará o desenvolvimento dos compósitos cimentícios propriamente ditos, de modo que atendam aos requisitos mínimos de desempenho estabelecidos. Neste, será feita a caracterização macroestrutural dos compósitos em escala laboratorial.

1. MICROREO: CARACTERIZAÇÃO MICROESTRUTURAL E PROPRIEDADES REOLÓGICAS DE LIGANTES PARA PRODUÇÃO DE COMPÓSITOS CIMENTÍCIOS FIBRO-REFORÇADOS DE ALTA RESISTÊNCIA;

1. Este subprojeto fará a caracterização dos compósitos produzidos a nível microestrutural através de uma associação de técnicas, bem como a caracterização dos compósitos no estado fresco. Esta última caracterização é essencial para garantir a adequada fluidez do material, de modo que ele seja compatível com a moldagem dos elementos a serem produzidos.

1.  e FCCAR-IHR: DESENVOLVIMENTO DE PROTÓTIPO FUNCIONAL DE FERRAMENTA DE COMPÓSITO DE MATRIZ CIMENTÍCIA FIBRO-REFORÇADO E CARACTERIZAÇÃO DO DESEMPENHO MECÂNICO DINÂMICO.

1. Este subprojeto irá aplicar os compósitos cimentícios desenvolvidos em protótipos, a fim de testar o desempenho dos mesmos in-loco e validar a viabilidade técnica do seu uso.

O projeto também possui um viés socioeconômico. De acordo com Ricardo, o  cimento Portland (convencionalmente utilizado na construção civil) é um material significativamente mais barato que outros materiais utilizados pela indústria (ex.: compósitos poliméricos e metais). Isso traz um elevado potencial econômico para sua aplicação. Em vista disso, o projeto busca desenvolver compósitos cimentícios que atendam aos requisitos técnicos necessários para permitir a substituição de materiais já utilizados pelo mercado industrial.

Um dos diferenciais desse projeto é a utilização dos compósitos cimentícios no setor automotivo. Esses componentes de matrizes cimentícias têm grande versatilidade no que se refere à “moldabilidade”, uma vez que apresentam elevada fluidez no estado fresco. Adicionalmente, quando endurecidos, esses compósitos podem atingir desempenho mecânico bastante elevado, chegando à resistência de centenas de MPa. Ricardo explica que é dessa forma que os compósitos cimentícios poderão ser empregados na produção de elementos com geometrias complexas que demandem altas resistências mecânicas.

Texto escrito e revisado por Luka de Andrade – Bolsista de Comunicação