Ir para o conteúdo AGITTEC Ir para o menu AGITTEC Ir para a busca no site AGITTEC Ir para o rodapé AGITTEC
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

FAPERGS lança edital para seleção de projetos multidisciplinares, científicos e tecnológicos para o desenvolvimento de Agrotecnologias



O Inova Agro, novo edital da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs), vinculada à Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, foi lançado em evento, nesta quinta-feira (1/9), no RS Innovation Agro Stage, palco da inovação na 45ª Expointer, em Esteio. Serão aportados R$ 7,5 milhões destinados a projetos multidisciplinares, científicos e tecnológicos para o desenvolvimento do agronegócio gaúcho.

O objetivo do edital é apoiar equipes de pesquisa instaladas no Rio Grande do Sul cujo foco seja a inovação de produtos e processos abrangendo pelo menos um dos seguintes temas: agronomia, recursos florestais e engenharia florestal; ciência e tecnologia de alimentos; engenharia agrícola; e/ou medicina veterinária, zootecnia e recursos pesqueiros. Pessoas físicas vinculadas a Instituição de Ciência e Tecnologia (ICT), empresas de pequeno e médio porte e startups são o público-alvo, sendo que parcerias entre ICTs e empresas serão priorizadas.

A iniciativa visa estimular a pesquisa e a geração de tecnologia e inovação no universo agro. “Há alguns critérios de avaliação. Serão considerados, por exemplo, o mérito e originalidade científica/tecnológica da proposta, o potencial de inovação e a capacitação da equipe executora”, disse o diretor técnico-científico da Fapergs, Rafael Roesler.

As propostas devem ser submetidas até 21 de outubro, e a divulgação do resultado final deve ocorrer a partir de 17 de novembro. Os projetos aprovados terão o prazo máximo de 36 meses para execução. O edital completo está disponível em: fapergs.rs.gov.br.

O lançamento contou com a presença do secretário Alsones Balestrin (Sict), que destacou que o investimento em projetos de fomento ao agronegócio já atingiu a marca de R$ 38,5 milhões. “Esse não é o primeiro investimento de inovação no agronegócio, mas um edital exclusivo ao setor privilegia a importância desse segmento para o desenvolvimento do Estado. Isso é algo muito importante para fomentarmos ainda mais o nosso agronegócio”, afirmou.

Sobre o RS Innovation Agro

O RS Innovation Agro é o primeiro espaço voltado exclusivamente para inovação agro na Expointer, e sua programação segue até o encerramento da feira, no domingo (4/9). A iniciativa é uma realização da Federação Brasileira das Associações de Criadores de Animais de Raça (Febrac) com apoio estratégico da Sict.
O ambiente consiste em um hub para compartilhar, debater e divulgar soluções tecnológicas e de inovação no setor do agronegócio e acontece dentro da Casa da Febrac, na Avenida Boulevard, dentro do Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. O evento conta com a exposição de mais de 60 startups e 10 empresas, além da participação de mais de 100 speakers. Entre seus principais espaços estão o RS Innovation Agro Stage, onde são realizados painéis, palestras e apresentações de startups.

Texto: Secom e Ascom Sict
Edição: Secom

 

Acesse o Edital no site da FAPERGS

Fonte: FAPERGS

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-399-4479

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes