Ir para o conteúdo PROINOVA Ir para o menu PROINOVA Ir para a busca no site PROINOVA Ir para o rodapé PROINOVA
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Startup da UFSM entra para lista nacional de negócios promissores no ecossistema de inovação

Auster Tecnologia integra a 100 Startups to Watch 2022, divulgada pela Pequenas Empresas & Grandes Negócios



Na última terça-feira (06), a Pequenas Empresas & Grandes Negócios divulgou a lista 100 Startups do Watch, que inclui a startup Auster Tecnologia na categoria Agronegócio. A empresa, criada em 2016, um ano após a sua idealização por estudantes de Engenharia da UFSM,  está vinculada à Incubadora Pulsar e ao Parque de Inovação, Ciência e Tecnologia da UFSM (PICT-UFSM). 

A proposta inicial da empresa era fabricar aeronaves remotamente pilotadas (ARP) para uso profissional diverso. O foco da startup é a nutrição de plantas, especificamente com nitrogênio, que hoje é o fertilizante mais utilizado na agricultura. Desta forma, atualmente a Auster é referência de inovação na prescrição de insumos nitrogenados em taxa variável, já que a solução que a empresa oferece é baseada em algoritmos inteligentes, que combinam informações de sensoriamento da vegetação, com as informações que o agricultor possui da lavoura para gerar recomendações que atendam às necessidades específicas de cada área.

De acordo com Saulo Penna Neto, Co-Fundador e Diretor Executivo, “Este é um dos reconhecimentos mais importantes e mais disputados no Brasil, já que o levantamento possui a ideia de criar uma lista das startups mais promissoras do país no ano em questão.” Portanto, “Para nós é muito gratificante ficar entre as 100 startups mais promissoras, além de estar entre as cinco mencionadas no Rio Grande do Sul. Inclusive, dentro da sessão do Agronegócio, a Auster foi a única do nosso Estado.” Completa Saulo. 

A participação nesta lista trouxe reconhecimento à startup, que para o Co-Fundador, “Isso mostra que até o momento foi realizado um trabalho de excelência, e no quanto a empresa cresceu com resultados positivos, e por se tratar de uma lista que demonstra empresas promissoras, demonstra também o potencial que temos de crescer para se tornar uma empresa ainda maior.” Finaliza. 


Em complemento, o gestor da Incubadora Pulsar, Anderson Paim diz: “Eu acredito que  a indicação da Auster, uma empresa vinculada à Pulsar, em primeiro lugar premia o trabalho sério que eles vêm desenvolvendo, que já está sendo reconhecido pelo mercado através de investimentos. E em segundo lugar, nós como equipe de gestão da incubadora também nos sentimos lisonjeados por ter uma empresa indicada em um ranking tão importante como esse, porque valoriza tanto o trabalho da empresa quanto o da incubadora ao realizar a seleção das startups que possuam modelos de negócios inovadores, já que nós também buscamos impactar a sociedade.” Afirma Paim. 

  Bem como, o gestor considera importante salientar que quando as empresas recebem alguma indicação, elas ajudam também a divulgar o ecossistema do local em que estão inseridas, já que “As empresas de tecnologias do agro normalmente não estão inseridas em grandes centros, muito em função das especificidades que elas demandam para testar suas tecnologias. Elas necessitam de uma área experimental, além de uma proximidade com o produtor rural e a credibilidade de indicação. Portanto, precisam estar em constante movimentação, visitando esses demais stakeholders, cooperativas, grandes instâncias e propriedades.” Assim, dentro da Pulsar, “40% das nossas startups são do segmento do agronegócio, e cada vez mais estamos procurando propiciar para que as nossas empresas desenvolvam soluções inovadoras para o setor, para que assim elas possam se estabelecer e ter um ambiente que propicie o crescimento e a expansão das mesmas.” Finaliza Anderson.  

 

Conheça mais sobre as 100 Startups to Watch

É uma lista que elege todos os anos os negócios mais promissores do ecossistema de inovação brasileiro, desenvolvida por Pequenas Empresas & Grandes Negócios, Época Negócios, Elo Group e Innovc. 

Nesta edição de 2022, foram 1872 startups inscritas no processo, as quais foram avaliadas por grau de inovação, potencial de mercado, negócio, equipe e maturidade da solução. A partir desta triagem inicial, 200 startups foram selecionadas como finalistas, passando por um comitê de avaliação até chegar às 100 selecionadas para integrar a lista. 

 

Texto: Paola Jung, jornalista colaboradora do PICT-UFSM. 

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-399-4492

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes